Projetos de Extensão do Campus Avançado Barracão participam do 39º – Seurs – Campus Barracão

Projetos de Extensão do Campus Avançado Barracão participam do 39º – Seurs

Na última sexta-feira (17/09), os projetos de extensão “Gestão de resíduos na Trifronteira: reinventando uma comunidade sustentável” e “Jogos Gigantes: Ludicidade e Recreação na Escola Novos Horizontes”, do Campus Avançado Barracão, participaram com apresentações orais do 39º Seurs – Seminário de Extensão Universitária da Região Sul.

Seurs

O Seurs tem como objetivos promover, discutir e disseminar a extensão universitária, por meio do intercâmbio entre as Instituições Públicas de Ensino Superior do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, estimulando o diálogo interinstitucional e a troca de experiências entre extensionistas e destes com a comunidade para fortalecer a prática extensionista. O Seurs realizado neste ano, de forma remota, pela Universidade Federal de Santa Maria – RS com a parceria do Instituto Federal Farroupilha teve como tema central o “Desenvolvimento Regional e Cidadania pela perspectiva da Extensão”. Acesse a página do Seurs.

Projetos de Extensão

Os projetos de Extensão têm por objetivo propor alternativas para a solução de problemas e alcançar objetivos que sejam de interesse e contribuam com a comunidade que cerca a Instituição de Ensino, promovendo uma melhor e mais estreita relação entre a sociedade e a Instituição. Esses objetivos são alcançados través de ações educativas, de conscientização, difusão de informação, cultura, tecnologia, lazer etc., de modo que os Projetos de Extensão, por sua natureza, transbordem os limites espaciais do Campus e estejam infiltrados na comunidade que visam atender. Contudo, as medidas de prevenção à proliferação do corona vírus, que fizeram-se necessárias a partir de 2020, dificultaram a execução de atividades antes rotineiras. Porém, o que poderia representar a paralisação das atividades de Extensão, foi apenas mais um desafio a ser superado pelos projetos que, com as devidas adaptações, seguem em andamento e, após participarem de seleção interna do IFPR, puderam divulgar o seu trabalho no 39º Seurs.

Gestão de Resíduos na Trifronteira: reinventando uma comunidade sustentável

De acordo com a coordenadora do projeto, a professora Andréa de Fátima Silva Rezende:

“Com a suspensão das atividades presenciais, as reuniões do projeto, bem como as atividades de divulgação e propagação de informações relacionadas à sustentabilidade e ao meio ambiente têm sido realizadas de maneira virtual através das redes sociais com publicações nas páginas do grupo. Além disso, a coordenação do projeto tem conseguido materiais recicláveis a fim de pôr em prática as oficinas e a implantação de composteiras nas escolas da região, estimulando cada vez mais essa prática na comunidade. Como as atividades extensionistas de palestras e visitas nas escolas da região estão suspensas, criamos as páginas nas redes sociais para divulgação e postagens de assuntos relacionados.”

O projeto foi representado no Seurs pelo estudante Rafael Santos Cavagnolli, bolsista Pibex, que está no 3º ano do curso e Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio. Conheça a página do projeto Gestão de Resíduos na Trifronteira.

Jogos Gigantes: Ludicidade e Recreação na Escola Novos Horizontes

O projeto “Jogos Gigantes: Ludicidade e Recreação na Escola Novos Horizontes” é um projeto do IFPR-Campus Avançado Barracão em parceria com a Escola Novos Horizontes (APAE) de Barracão desenvolvido desde 2018. Tem como objetivo promover ações de inclusão e inclusão invertida através da produção e de oficinas de Jogos Gigantes que são jogos produzidos em versões maiores do que as tradicionalmente conhecidas. Esses jogos proporcionam o desenvolvimento de habilidades físicas, sociais e cognitivas além de proporcionar aos participantes a experiência da inclusão e a reflexão sobre o diferente promovendo o respeito à diversidade.

A coordenadora do projeto, professora Cícera Andréia de Souza, diz que durante a pandemia o projeto passou por adaptações:

“O projeto Jogos Gigantes tem como o seu principal objetivo proporcionar a inclusão e a inclusão invertida. Quando ele foi criado queríamos que os estudantes do Campus tivessem a oportunidade de conviver com as pessoas com deficiência e assim perceberem a importância de respeitarmos a individualidade das pessoas. Com a pandemia, as oficinas que aconteciam praticamente todos os meses lá na APAE, deixaram de acontecer, mas os participantes do projeto abraçaram realmente a causa estudando as diversas deficiências através de reuniões virtuais via meet e produzindo os Jogos Gigantes, mesmo não acontecendo a aplicação das oficinas nesse período. Com a finalização dos jogos eu e a vice coordenadora, Sandra Fatima Smiderle, encaminhamos todos para a APAE que aí destina os jogos para os seus estudantes. Esperamos que logo possamos retornar às atividades presenciais”.

O projeto foi representado no Seurs pela estudante Daniele Rake da Silva, que está no 4º ano do curso Técnico em Administração integrado ao Ensino Médio.

Acompanhe nossa página no Facebook para ficar por dentro das atividades desenvolvidas pelo Campus.