Notícias

Publicação de cruzadinhas criadas pelos professores do IFPR Barracão no jornal de circulação regional

Publicado em

 

Reportagem sobre ação didática do Campus Avançado de Barracão em jornal regional

Diante do desafio de gerar situações que motivem os alunos a aprender, e tentando contribuir para a aprendizagem signifi cativa dos mesmos, o campus de Barracão do Instituto Federal do Paraná ‒ IFPR vem desenvolvendo o projeto Palavras Cruzadas: uma Ferramenta Lúdica no Ensino de Matemática e das Ciências da Natureza.

O projeto é coordenado pelo professor de Química, Osmar Luiz Nascimento Gotardi, tendo como professores colaboradores, Andréa Martini Ribeiro, de Biologia, Fernanda Marchiori Grave, de Matemática, e Mário Victor Vilas Boas, de Física, e a aluna bolsista, Letícia Cristiane Malakowski Heck.

Osmar Gotardi explicou que o projeto propõe o uso de atividades lúdicas interdisciplinares, mais especificadamente as palavras cruzadas, a fim de que o aluno possa aprender brincando e brincar aprendendo. “As palavras cruzadas enfocarão temas locais ou comemorativos, datas especiais do calendário escolar, meio ambiente, preservação, água, entre outros, ligados ao cotidiano dos alunos”, afirmou. Ele ressaltou que desta forma contemplam-se como objetivos como contribuir com material lúdico e interdisciplinar para o ensino da Matemática e das Ciências da Natureza; estimular os professores a desenvolver aulas de cunho interdisciplinar; gerar situações que motivem os alunos a aprender deforma significativa, entre outros.

O professor salientou que o uso do jogo no ensino reforça a construção do conhecimento, e diante disso, os professores pensaram em elaborar as palavras cruzadas e aplicá-las no Curso Técnico em Administração, no campus Avançado de Barracão do IFPR. “Da mesma forma elas serão publicadas no Jornal da Fronteira, e acreditamos que a atividade lúdica proposta incentive alunos e professores a buscar por esse recurso, inclusive como forma de lazer”, afirmou Gotardi.