Visita Técnica ao Porto Seco – Campus Barracão

Visita Técnica ao Porto Seco

No dia 12 de junho, os alunos e professores do curso de graduação em Comércio Exterior tiveram a oportunidade de participar de uma visita guiada às instalações do Porto Seco, organizada pela Alfândega da Receita Federal do Brasil em Dionísio Cerqueira. Essa experiência permitiu que os participantes conhecessem de perto o trabalho desenvolvido pela Receita Federal e pela empresa Multilog, permissionária responsável pela gestão e operação do Porto.

A recepção ficou a cargo da equipe da Receita Federal, representada pelos servidores Carolina Faria, Juliane Regina Rorig, Joaquim Soares Padilha Filho e Simone do Rocio Veiga Felício. Simone, delegada responsável pela Receita em Dionísio Cerqueira, conduziu uma apresentação detalhada sobre as atividades do órgão nas áreas alfandegadas, destacando a parceria essencial com a Multilog.

Os representantes da Multilog, Alexandre Garces Prado e Leandro de Freitas Thomas, complementaram a visita com explicações sobre a prática operacional da empresa, conduzindo os alunos e professores pelas instalações do Porto Seco e proporcionando uma visão abrangente do funcionamento diário e dos desafios enfrentados.

Essa atividade integra-se perfeitamente aos objetivos do IFPR de qualificar seus alunos para uma atuação profissional competente em diversos setores da economia, com um foco especial no desenvolvimento socioeconômico local e regional. A visita ao Porto Seco, portanto, não só enriqueceu o conhecimento acadêmico dos participantes, mas também reforçou a importância de parcerias estratégicas na formação de futuros profissionais.