Campus Foz do Iguaçú

Bibliotecários do IFPR se reúnem no Campus Foz do Iguaçu para o Encontro da Rede de Bibliotecas

Publicado em

O Campus Foz do Iguaçu sediou, nos dias 22 e 23 de agosto, o Encontro da Rede de Bibliotecas IFPR – 2024, promovido pela Coordenadoria da Rede de Bibliotecas do IFPR. Na oportunidade, bibliotecários e servidores de 23 campi do IFPR realizaram intensa troca de experiências e participaram de diversas capacitações.

A pró-reitora de Ensino, Sheila Cristiana de Freitas, participou da abertura, ao lado das bibliotecárias Evandra Castro, coordenadora da Rede de Bibliotecas, e Telma Viola (Campus Foz). A diretora do IFPR Foz, Kayla Garmus e a diretora de Ensino, Andrea Legnani, também participaram do momento de acolhida.

O evento de capacitação teve como objetivo aprimorar e atualizar alguns procedimentos técnico-administrativos típicos da área da Ciência da Informação. O conteúdo da programação foi 100% ministrado por bibliotecárias e bibliotecários do IFPR, de acordo com as habilidades e competências de cada um.

A programação da manhã contou com a realização do módulo 1 da oficina “As Bibliotecas e as avaliações do MEC – Planos de Ensino: Unidade Organizacional (UO) – SUAP x Pergamum”, ministrada pelos bibliotecários Bárbara Sallaberry (Campus Curitiba) e Antonio Daudt (Campus Colombo). Na sequência, houve o minicurso téorico-prático “Repositório Institucional (RI): metadados”, ministrado por Antonio Daudt.

A parte da tarde foi aberta com o minicurso “Nova versão do Manual de Catalogação e Tutorial de Autoridade”, ministrada pelo bibliotecário Everton C. Luz (Campus Barracão).

Visita à Aromateca

Ainda no primeiro dia de evento, os participantes puderam conhecer de forma prática a “Aromateca do IFPR – Foz do Iguaçu”, uma “biblioteca de aromas” criada para enriquecer as pesquisas em Gastronomia e ampliar o conhecimento de todos que visitam o espaço. O projeto é coordenado pela pela bibliotecária do Campus, Telma de Souza e pela professora dos cursos de Gastronomia, Paola Stefanutti.

Durante a atividade, os participantes puderam conhecer um pouco do acervo, que apresenta vários tipos de especiarias, colecionadas em vidros hermeticamente fechados para a conservação dos aromas, além de fichas com breve histórico de cada espécie, informações sobre propriedades funcionais e nutricionais, origem e a utilização referentes à culinária. Houve dinâmicas em que bibliotecários foram vendados e tiveram que testar os seus sentidos e adivinharem os aromas.

Capacitações e visita ao Itaipu Parquetec

O segundo dia teve início com a visita técnica ao ltaipu Parquetec (antigo Parque Tecnológico Itaipu). Na ocasião, os bibliotecários puderam conhecer a Biblioteca Paulo Freire e as diferentes ações desenvolvidas pelos diversos setores da instituição.

À tarde, o bibliotecário Antonio Daudt ministrou a capacitação “Instrução Prática: Empréstimo entre Bibliotecas”. As bibliotecárias Evandra Castro e Patrícia Teixeira ministraram o módulo 3 do “Debate: Lei 14.837/2024” x status da Rede de Bibliotecas IFPR – Lei 14.914/2024 – PNAES x Programa de Acolhimento nas Bibliotecas (PAB)”.

Na sequência, as bibliotecárias Samantha Ramos (Campus Astorga) e Caroline Veroneze (Campus Pinhais) conduziram o Módulo 3 do Debate “Atividades Culturais – troca de experiências: Clube do Livro, Clube de Cartas, Semana do Livro etc.” O encerramento se deu com a leitura da Ata, feita pela bibliotecária Evandra Castro.

Para a bibliotecária Barbara Sallaberry, do Campus Curitiba, “o evento foi importante para capacitação profissional de todos, principalmente no sentido de troca de experiências que auxiliam na eficiência do fluxo das atividades”.

Com informações do Campus Foz do Iguaçu.