Bióloga da Nasa visita Projetos de Tecnologia aliados à Gestão Ambiental no Campus Paranaguá – Instituto Federal do Paraná

CAMPUS PARANAGUÁ

A imagem é uma foto, que mostra a pesquisadora ao lado do professor Leandro. Ao fundo, há uma sala de aula com cerca de 20 alunos, sorrindo para a foto.
Após a visita, será criado um plano de trabalho para maior aprofundamento técnico. Pesquisadora pode retornar ao Campus em setembro deste ano.

Russanne D. Low, cientista chefe da Nasa Earth Science Education Consortium (Nesec), fez uma visita técnica ao Campus Paranaguá entre os dias 21 a 23 de maio.

Na ocasião, os professores Leandro Angelo Pereira e Allan Krelling apresentaram projetos desenvolvidos no campus nas áreas de Tecnologia, Gestão Ambiental e Educação.

A visita da pesquisadora se deve à participação desses professores e o apoio da Agência de Inovação do IFPR (Agif) no Programa Interinstitucional de Ciência Cidadã na Escola (Picce), coordenado pela UFPR, com o apoio de outras instituições de ensino superior, como a UTFPR e a Unila, além do apoio financeiro da Fundação Araucária.

Na visita técnica, Low conheceu os Projetos Smart Harpia e Data Symbion, que serviram como base para a troca de informações com o aplicativo Mosquito Habitat, desenvolvido pela Nasa e coordenado por ela.

Esse aplicativo, junto com outros três, todos relacionados à Ciência Cidadã e ao Meio Ambiente, são utilizados em 26 países, incluindo o Brasil, por meio da Agência Espacial Brasileira.

A partir dessa visita, espera-se que os resultados gerados pelos projetos desenvolvidos pelos professores Leandro e Allan possam ser integrados com outros protocolos que o Programa Globe da Nasa está desenvolvendo.

Como um primeiro passo, os professores do Campus Paranaguá terão acesso aos dados coletados pelos aplicativos desenvolvidos pela Nasa. E, além disso, a bolsista do Picce pelo IFPR, Mylla Freitas, foi convidada para participar de um treinamento on-line sobre o tema envolvendo jovens de vários países.

Durante visita técnica, Low participou de reuniões e ministrou palestras aos professores e estudantes do IFPR, atividades que envolveram os cursos Técnico em Meio Ambiente, Tecnologia em Gestão Ambiental, o mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade e os estudantes de inglês do Centro de Línguas (Celif/IFPR) no Campus Paranaguá.

Após esta visita, será criado um plano de trabalho para um maior aprofundamento técnico e a possibilidade de retorno dela em setembro deste ano.

Confira mais fotos da visita na página do Campus.

Com informações do Campus Paranaguá do IFPR.