Calendário de Compras 2014: primeira reunião do Núcleo de Ensino é realizada em Londrina
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Docentes e servidores dos Setores de Compras das unidades do IFPR estiveram reunidos, entre os dias 25 e 27 de março, em Londrina, para a primeira reunião do Núcleo de Ensino, em que se concentram os processos de aquisição de bens e serviços para os cursos técnicos e superiores do IFPR. A criação de um núcleo específico para levantar e atender as demandas de ensino dos câmpus é uma das novidades do Calendário de Compras e Licitações de 2014 (CCL 2014). Todos os processos serão executados pelos setores de compras dos câmpus, sendo que cada um ficará responsável pela aquisição dos objetos do eixo tecnológico predominante entre os cursos que oferece.
Nas reuniões gerais, os docentes indicados para a compor as comissões de eixos tecnólogicos em cada câmpus apresentaram as especificações dos produtos cuja aquisição é necessária no segundo semestre de 2014 e primeiro semestre de 2015. “Após o encontro e aprovação dos materiais de cada eixo, os câmpus deverão realizar as requisições de compra via SIPAC, para que estas sejam inclusas nos processos licitatórios realizados no IFPR”, explica o diretor de Administração do IFPR, Carlos Eduardo Fonini Zanatta. “A intenção é que todos os cursos do IFPR sejam supridos com os materiais de consumo e permanentes necessários para o bom andamento dos mesmos”, complementa.
Na primeira reunião, estiveram presentes os câmpus que possuem cursos nos eixos técnológicos de Ambiente e Saúde, Controle e Processos Industriais, Infraestrutura e Produção Alimentícia. Estão previstas, ainda, mais duas reuniões: uma em Foz do Iguaçu, para os eixos de Turismo, Hospitalidade e Lazer, Infraestutura e Recursos Naturais e Agroecologia, entre os dias 1º e 3 de abril; e em Curitiba, para os eixos de Produção Indistrial, Gestão e Negócios, Núcleo Básico, Desenvolvimento Educacional e Social, Informação e Comunicação, Produção Cultural e Desing e Pronatec, no final de abril.
Conheça o CCL 2014
O CCL 2014 divide as aquisições a serem feitas pelo IFPR em três categorias: aquelas do núcelo de ensino, do núcleo administrativo e de serviços. Para os objetos do núcleo administrativo e de serviço, as demandas levantadas por cada unidade devem ser incluídas diretamente no SIPAC, dentro do cronograma estabelecido.
Já, o levantamento das demandas de bens e serviços para atendimento dos cursos técnicos e superiores do IFPR está sendo realizado por comissões locais, nos câmpus. As comissões são formadas por dois professores de cursos de um mesmo eixo técnológico, sendo que cada comissão é responsável pelo levantamento das demandas do eixo.
Depois de reunidas as informações levantadas pelas comissões locais, as demandas serão encaminhadas para o câmpus responsável por dar andamento aos processos de licitação de cada eixo tecnológico. A divisão das áreas entre os câmpus levou em conta as informações do Relatório de Gestão de Ensino, produzido pela Pró-Reitoria de Ensino (Proens) em 2013. Dessa forma, cada câmpus será responsável pela aquisição de bens e serviços do eixo mais representativo em cada unidade.
Nas grandes reuniões por eixo, os membros das comissões dos câmpus apresentam, debatem e aprovam as especificações dos produtos levantados. As definições obtidas na reunião das comissões de eixo tecnológico dos câmpus serão repassadas ao Setor de Compras responsável pela execução do processo licitatório, o que deve ocorrer entre os meses de março e maio de 2014.
Mais informações podem ser encontradas na página do CCL 2014.