Calendário de Compras e Licitações 2014 traz novidades para aquisições de bens e serviços na área de ensino – Instituto Federal do Paraná

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Calendário de Compras e Licitações 2014 traz novidades para aquisições de bens e serviços na área de ensino

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Na primeira semana de fevereiro, a Pró-Reitoria de Administração do IFPR apresentou a primeira versão do Calendário de Compras e Licitações 2014 (CCL 2014) aos gestores da instituição. Esta é a terceira edição do documento, que tem como finalidade estabelecer um modelo para organizar, padronizar e controlar, de forma planejada, as licitações de bens e serviços comuns nas unidades do IFPR.

Para este ano, o calendário traz uma novidade: os processos de licitação relacionados à área de ensino serão totalmente executados pelos câmpus, de acordo com o eixo tecnológico predominante em cada um deles.

A divisão dos eixos técnológicos entre os câmpus vai levar em conta as informações do Relatório de Gestão de Ensino, produzido pela Pró-Reitoria de Ensino (Proens) em 2013. Dessa forma, cada câmpus será responsável pela aquisição de bens e serviços do eixo mais representativo em cada unidade. “A adoção dessa sistemática permite um melhor planejamento das aquisições de bens e serviços, evitando licitações em duplicidade, otimizando os recursos disponíveis, potencializando maior economia, estimulando a padronização de materiais e ainda, fazendo com que as equipes de compras de todas as unidades envolvam-se em processos licitatórios”, afirma o diretor de Administração da Pró-Reitoria de Administração, Carlos Eduardo Fonini Zanatta.

Um primeiro levantamento dos bens e serviços relativos à área de ensino deve ser feito pelas direções de câmpus do IFPR até o dia 21 de março. Cada câmpus deverá formar comissões de dois professores por eixo tecnológico, que serão responsáveis pela especificação técnica, orçamento e  levantamento das demandas de materiais e equipamentos dos cursos ligados ao eixo. Depois disso, será realizada uma grande reunião por eixo, para que as comissões de cada câmpus apresentem, debatam e aprovem as especificações dos produtos levantados. “A atribuição dessas comissões será a definição das especificações dos materiais e a apresentação do levantamento das cotações de preços para cada proposta de item, além de auxiliar e assessorar, posteriormente, o Setor de Compras durante todas as fases do processo de licitação”, explica Zanatta.

As definições obtidas na reunião das comissões de eixo tecnológico dos câmpus serão repassadas ao Setor de Compras responsável pela execução do processo licitatório, o que deve ocorrer entre os meses de março e maio de 2014.

Nos dias 27 e 28 de Fevereiro, o CCL 2014 será pauta do IV Encontro de Gestão, Eficiência e Práticas Administrativas (GESPRAD).

Núcleo Administrativo e Serviços

O CCL 2014 divide as aquisições a serem feitas pelo IFPR em três categorias: aquelas do núcelo de ensino, do núcleo administrativo e de serviços. Para os objetos do núcleo administrativo e de serviço, as demandas levantadas por cada Unidade devem ser incluídas diretamente no SIPAC dentro do cronograma estabelecido.

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