Evento no campus Campo Largo debate culturas e resistências indígenas – Campus Campo Largo

NEABI

Evento no campus Campo Largo debate culturas e resistências indígenas

Nos dias 02 e 03 de maio o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do Campus Campo Largo realizou o “II Diálogos sobre histórias e culturas Indígenas”. No primeiro dia do evento, a estudante Laura Bouflueur (2º ano do Curso Técnico em Agroecologia, integrado ao Ensino Médio) apresentou sua pesquisa de iniciação científica Júnior sobre “Violações de direitos humanos em comunidades indígenas do Paraná durante a Ditadura Civil-Militar”. Segundo a pesquisa, o estado do Paraná favoreceu empresas que invadiram áreas indígenas e foi conivente com prisões, assassinatos e torturas em comunidades Guarani, Kaingang e Xetá. Já a estudante Thalyta Cavalcanti da Silva (3º ano do Curso Técnico em Automação Industrial, integrado ao Ensino Médio) coordenou a oficina “Brincadeiras indígenas e ancestralidade”. Destacou a importância das brincadeiras dos Guarani para manter tradições e desenvolver a autonomia das crianças. Os participantes brincaram de mandió, mamãe-galinha, peteca e dançaram Tangará.

No segundo dia do evento, representantes do movimento indígena no Paraná, Márcio Kokoj e Fernanda Kaingang participaram de uma roda de conversa. Destacaram os desafios da comunidade Kaingang que reside no espaço do Antigo Parque do Mate em Campo Largo para permanecer no local e incentivar o reflorestamento, o turismo e atividades de educação que valorizem as culturas indígenas.