NEABI do IFPR campus Campo Largo realiza trabalho de campo junto com a Linha Preta, no Centro Histórico de Curitiba – Campus Campo Largo

NEABI

No dia 28 de outubro (sábado), o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI), do campus Campo Largo do IFPR realizou com 35 estudantes dos cursos de ensino médio integrado de Agroecologia, Automação e Mecânica, um trabalho de campo no centro histórico de Curitiba. O trabalho de campo foi uma aula de campo, guiada por Kandieiro e Melissa, que são organizadores e educadores populares da Linha Preta. A Linha Preta foi criada em 2015, pelo Centro Cultural Humaitá e constitui uma profícua ação de combate ao racismo, promoção da educação antirracista e a disseminação da história do “Afroparaná”; silenciada pela história oficial, eurocêntrica e institucional.

A caminhada começou às 9h30 nas ruínas de São Francisco, onde os estudantes dançaram e cantaram músicas da cultura negra. Em seguida a caminhada continuou em frente a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, igreja construída por negros ainda no período colonial. Depois a caminhada foi para o Memorial de Curitiba, aprofundando os meandros na construção da “Curitiba branca” e como os negros foram apagados da história da cidade. A caminhada passou também por pontos como a Praça Tiradentes e Catedral de Curitiba. O ponto onde ficava o antigo Pelourinho também foi visitado, assim como o monumento da “Mulher da Lata D’água na cabeça. A caminhada terminou na Praça 19 de dezembro, onde foi informado sobre a defesa da eugenia pelo movimento paranista e a exclusão dos negros em diversos monumentos espalhados pela cidade. O estudantes tiveram uma aula da história, da cultura e da contribuição dos negros para a cidade como para todo o estado do Paraná, percorrendo diversos locais históricos e culturais. O que configura um passo importante na tarefa do IFPR na aplicação da Lei 10639 e na educação antirracista.

Confira algumas fotos da atividade.