Publicado em
Nos dias 25 e 26 de outubro, o campus Curitiba do Instituto Federal do Paraná recebeu o I Seminário de Raça e Tecnologia: Epistemologias Amefricanas e o Legado de Lélia Gonzalez. Na ocasião, os estudantes do Curso de Aperfeiçoamento em Educação das Relações Étnico-Raciais apresentaram seus trabalhos de conclusão de curso e participaram de palestras e mesas de discussão. O campus Campo Largo fez parte dessa oferta do curso com uma turma, formada por professores da rede pública do estado e municípios do Paraná. O estudante Marcelo Henrique dos Santos deixou seu depoimento acerca da participação no evento e no curso:
Gostaria de expressar meu profundo agradecimento a todas(os) que organizaram, participaram e contribuíram para o evento no último sábado. Foi uma oportunidade ímpar para compartilharmos conhecimentos, refletirmos sobre as práticas educativas e fortalecermos o compromisso com uma educação inclusiva, plural e antirracista.
Esses momentos são fundamentais para o desenvolvimento profissional de todas (os) envolvidos na educação. Eles permitem que revisitemos nossas experiências, nos inspiremos uns nos(as) outros(as) e construamos juntos(as) práticas pedagógicas que acolham e respeitem a diversidade em sua totalidade. Mais do que aprimorar nossas competências, esses encontros representam um espaço de troca e construção coletiva que impacta positivamente a sociedade, promovendo o diálogo, o respeito e o entendimento mútuo.
Agradeço a cada participante pela dedicação e pela disposição em fazer parte dessa jornada. Que possamos levar adiante as reflexões e aprendizados adquiridos, fortalecendo nosso compromisso com uma educação transformadora e comprometida com a justiça social.