Equipe do Campus Campo Largo desenvolve jogos didáticos inclusivos para a educação matemática – Campus Campo Largo

ENSINO

Entre os dias 04 e 06 de setembro, servidores do Campus Campo Largo participaram do III Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva (ENEMI), ocorrido no Instituto Federal do Espírito Santo, campus Vitória. O evento foi promovido pelo Grupo de Trabalho “Diferença, Inclusão e Educação Matemática” – GT13 da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), com intuito de proporcionar uma educação matemática inclusiva para a justiça social.

O professor Samuel Carlos Wiedemann e a Técnica Administrativa em Educação, Ângela Paloma Z. Wiedemann, apresentaram o projeto “Desenvolvimento de jogos didáticos matemáticos com a abordagem do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA)”. Os jogos são construídos utilizando de diversas tecnologias, sendo uma delas a impressão 3D. Também fazem parte da equipe os estudantes Laura Boufleur (bolsista Pibic-Jr) e Leonardo Coltro França (estudante voluntário); os professores da área de Matemática Wellington Meira Dancini e Diego Manoel Panonceli; o professor da área da Engenharia  Adriano David dos Anjos, e o Técnico de Laboratório André Augusto Camilo.

O projeto utiliza a abordagem do DUA na criação de jogos didáticos matemáticos visando incluir as especificidades e potencialidades dos estudantes, com ou sem deficiência, e são direcionados para serem utilizados na sala regular, e não apenas nas salas de recursos multifuncionais. No evento foram apresentados dois jogos intitulados “Desafio e Diversão”, sendo um de tabuleiro e o outro direcionado para Geometria. É possível apontar diversos diferenciais desses projetos, pois eles buscam “não fazer o jogo matemático para”, mas “fazê-los com”, ou seja, os participantes e suas reais necessidades estão presentes desde a idealização dos materiais didáticos até a fase de verificação final. Outro diferencial já apontado é a equipe multidisciplinar do IFPR que compõe os estudos, e tem parceria com a Prefeitura Municipal de Campo Largo, envolvendo a comunidade externa e reforçando os pressupostos de uma sociedade justa e inclusiva por meio da educação matemática.

Cabe destacar que o “Desafios e Diversão” foi medalhista pela SBEM na Feira Brasileira do Jovem Cientista e participou do evento da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência que ocorreu na UFPR no mês julho de 2023.

Quem desejar conhecer mais sobre o projeto? Entre em contato com: samuel.wiedemann@ifpr.edu.br

Veja algumas fotos: