Estudantes participam de palestra com Ministro do TST – Campus Campo Largo

Estudantes participam de palestra com Ministro do TST

Os estudantes dos Cursos Superiores de Tecnologia em Processos Gerenciais (3º e 5º períodos) e Materiais (3º período) participaram, na noite de ontem (15/05), da palestra “Sociedade 5.0 e o Novo Balizamento Normativo das Relações de Trabalho”, que foi proferida pelo Ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Dr. Breno Medeiros.

A temática trazida pelo Ministro do TST abordou as quatro Revoluções Industriais (máquina a vapor, energia fóssil, digital e da conectividade) e seus impactos nas relações de trabalho, bem como a resposta da sociedade 5.0 (que surgiu no Japão em 2016 e avançou no contexto pandêmico) que centra-se no conceito da pessoa humana, na qualidade de vida e no desenvolvimento da personalidade criativa. Destacou também as características da nova geração de trabalhadores, cada vez mais autônomos, com habilidades de autogestão e imersão digital. Ao final, aduziu que as regras clássicas do conceito de empregado e empregador, previstas na CLT, precisam ser revistas, mas sem esquecer as dimensões que envolvem a dignidade da pessoa humana.

Para a professora Luciane Schulz, que acompanhou os estudantes e é responsável pelo componente curricular de Direito do Trabalho, “encontros como esse despertam discussões e releituras profícuas no contexto escolar, com vistas ao desenvolvimento de novos saberes e, em especial, com a temática apresentada, os estudantes poderão pensar em novas proposições para o futuro das relações jurídicas de trabalho”. O estudante Everton Cordeiro disse que “é de fundamental importância ampliar os conhecimentos no que tange às novas perspectivas referentes ao mundo do trabalho, bem como refletir na forma como devemos agir, pensando nos impactos às futuras gerações”.

O Evento aconteceu na Casa da Cultura de Campo Largo e a participação dos estudantes do IFPR foi viabilizada pela Associação Comercial de Campo Largo (ACICLA), por meio de seu presidente, Pedro Parolin, que ocupa cadeira no Colégio Dirigente do Campus (CODIC), como representante da sociedade civil organizada.