Publicado em
O Campus Avançado de Assis Chateaubriand do Instituto Federal no Paraná (IFPR), em parceria com o Centro de Convivência do Idoso do Município, desenvolve um projeto de aproveitamento de alimentos.Segundo o professor do IFPR Willi Gonçalez Osaka, o objetivo é possibilitar o aproveitamento dos alimentos, desenvolvendo uma preparação nutritiva com as partes que costumam ser descartadas, como os talos, as folhas e as cascas, que têm potenciais nutritivos iguais ou superiores aos encontrados na polpa desses alimentos.
Osaka conta que a parceria com o Centro de Convivência dos Idosos é estratégica: “Todas as quartas-feiras realizamos uma oficina com eles e apresentamos algumas receitas, sempre ressaltando o poder nutricional de partes que costumam ser jogadas fora; depois do café, a gente leva a receita pronta, eles degustam e podem levar a receita para casa e assim difundir o processo para toda a família”.
A secretária municipal da Assistência Social, Sueli Cabral, diz que o trabalho realizado pelo IFPR é de suma importância. “O IFPR tem projetos sociais maravilhosos; estou contente por eles terem nos procurado para dar início a um trabalho com os nossos idosos, que estão gostando muito do projeto”, afirmou.
O projeto terá duração de três meses. Os idosos também recebem instruções sobre manipulação e higienização dos alimentos.
Com informações do Jornal do Oeste