Campus Campo Largo promove ciclo de debates sobre administração – Instituto Federal do Paraná

Campus Campo Largo promove ciclo de debates sobre administração

Na semana dos dias 15 a 18 de fevereiro, foi realizado, no Campus Campo Largo do Instituto Federal do Paraná, o evento “Diálogos em Administração: 1º Ciclo de Debates”. O encontro marcou o início do Curso Técnico em Administração da unidade. Durante toda a semana, os estudantes da primeira turma do curso participaram de oito palestras, com apresentação e discussão de diversos temas envolvendo a área da administração.

Na abertura do evento, o Diretor-Geral do Campus Campo Largo, João Cláudio Madureira, apresentou o Instituto, seus objetivos e missão, e também ministrou a palestra “Qualidade socialmente referenciada da educação: a utopia necessária”, apresentando elementos de reflexão e discussão quanto ao papel da educação como instrumento de transformação social, na perspectiva da formação cidadã. Na sequência, a coordenadora do curso, professora Luciane Schulz Fonseca, discutiu e repassou informações aos participantes quanto aos “Principais Aspectos do Projeto Pedagógico do Curso”.

No dia 16, a professora Maura Franco, da UFPR/SETP, ministrou a palestra “Atuação do Técnico em Administração no mundo do trabalho”, destacando que a administração permeia diversas áreas do conhecimento e que se faz necessário um constante aprimoramento para agir com competência. No mesmo dia, a professora Eliana Maria Ieger, também da UFPR/SETP, abordou o tema “Postura e Comportamento Profissional”, explicando que, tecnicamente, os estudantes que cursam Técnico em Administração terão a mesma formação, porém, o diferencial no mundo do trabalho é a postura e o comportamento, ou seja, a “inteligência social”.

Já no dia 17, o Ciclo de Debates contou com a participação da professora Luciana Rosenau, do Campus Curitiba, que ministrou a palestra “Comunicação e Tecnologia”, enfatizando o uso racional e “para o bem” das novas tecnologias, bem como a necessidade de momentos de “desconexão total”. Também nesse dia, Virginia Allgayer, consultora do Sebrae, apresentou aos participantes a atuação, as facilidades, os serviços e as soluções do Sebrae, em especial, como uma instituição de apoio às micro e pequenas empresas.

No último dia do evento, a psicóloga Sylvia Floriani debateu com os estudantes o tema “Escolhas Profissionais e Carreiras”, enfatizando a flexibilidade e a aposta na experimentação. Destacou, ainda, a existência de inúmeras atividades no universo de um curso, seja de nível técnico ou superior, e apresentou dicas para a escolha da profissão. Na mesma noite, para finalizar o evento, o professor Aridalton Andrade, da Faculdade Kennedy, debateu o tema “Campos de Atuação do Administrador nas Empresas modernas”, destacando as mais diversas funções nas quais que um técnico em administração pode atuar, seja na área de produção, controle, recursos humanos, materiais, logística e distribuição, comercial e financeira.

Para a professora Luciane, esse “foi um momento marcante para o campus, em especial para os nossos estudantes, pois foi possível conhecer e dialogar temas relevantes da área de administração com professores e profissionais extremamente qualificados e preocupados com a educação pública de qualidade, bem como despertou nos alunos o interesse e a vontade de seguir em frente na qualificação profissional”.