Campus Colombo é o primeiro vencedor da Taça JIFPR – Campeão dos Campeões! – Instituto Federal do Paraná

Campus Colombo é o primeiro vencedor da Taça JIFPR – Campeão dos Campeões!

Nesta quinta-feira (17), a Pró-Reitoria de Ensino (Proens) fez a entrega da itinerante “Taça JIFPR – Campeão dos Campeões” a representantes do Campus Colombo, primeiro lugar geral nas competições dos Jogos do Instituto Federal do Paraná 2015.

Neste ano, a Proens, por meio da Diretoria de Assuntos Estudantis (Daes), instituiu a referida taça como um prêmio itinerante para os JIFPR. “Trata-se de um prêmio simbólico, com o propósito de estimular, através da sociabilidade, da competição saudável e da integração dos campi, o espírito esportivo”, afirma o Pró-Reitor de Ensino do IFPR, Professor Ezequiel Westphal.

Por ser itinerante, o campus vencedor dos Jogos fica com a guarda da taça até a próxima edição do evento, e aquele que for campeão geral em duas edições permanecerá com ela definitivamente.

Participando pela primeira vez dos JIFPR, com uma pequena delegação formada por 18 alunos, o Campus Colombo foi aos jogos confiante e o resultado foi surpreendente: 1º lugar geral e primeiro campeão da Taça JIFPR – Campeão dos Campeões. Em segundo lugar, ficou o Campus Paranaguá; em terceiro, o Campus Foz do Iguaçu.

Segundo o professor Emílio Rudolfo Fey Neto, a maior motivação foi fazer que os alunos participassem de competições e adquirissem experiência. “Tentamos identificar quais modalidades nossos alunos mais gostavam. Como éramos uma delegação pequena, de apenas 18 alunos, e não tínhamos estudantes-atletas suficientes para as modalidades coletivas, começamos a incentivá-los a competir nas modalidades de atletismo. Na cidade de Colombo, existe uma equipe de atletismo e nossos alunos começaram a participar das competições e a gostar da modalidade. Em poucos meses de treino, nosso aluno Gabriel Rebhein já é o 4º lugar no ranking brasileiro de marcha atlética em sua categoria. Fizemos a nossa parte, nos concentramos em modalidades individuais, e através do preparo mais a oportunidade, conquistamos um resultado histórico! Foram 16 medalhas, 7 ouros, 7 pratas e 2 medalhas de bronze,” afirma o servidor.

Para a Diretora-Geral do Campus Colombo, Edilomar Leonart, é fantástico o trabalho que os professores e alunos da unidade realizaram nos JIFPR 2015. “Este é o primeiro ano que participamos dos jogos e já conseguimos essa façanha. Nossos alunos tiveram um enorme incentivo dos professores Emílio e Gabriela. Focado em fazer com que os alunos ganhassem experiência, o professor Emílio os levava para competir em jogos do município. Nossos alunos se esforçaram, foram aos jogos focados nas competições, e conseguiram. Para nós é extremamente gratificante ver que o nosso trabalho tem dado resultado. Agora permanece um sentimento de satisfação enorme, mas também uma grande responsabilidade de fazer ainda melhor para o próximo ano,” exalta a diretora.

Confira aqui a classificação geral dos campi e a página oficial dos JIFPR.]]>