Campus Curitiba realiza ações de combate ao bullying – Instituto Federal do Paraná

Campus Curitiba

Campus Curitiba realiza ações de combate ao bullying

O Campus Curitiba dedica toda esta semana à discussão de um tema que vem ganhando cada vez mais espaço no ambiente educacional: o combate ao bullying. Entre os dias 4 e 8 de abril, a Seção Pedagógica da unidade realiza uma variada programação durante a I Semana de Combate ao Bullying, que visa sensibilizar a comunidade acadêmica – estudantes, professores e técnicos administrativos – sobre essa forma de violência, alertando-os para que possam identificar as ocorrências e conscientizando-os para que eles mesmos não venham a ocupar o papel de agressores.

“O bullying é uma violência escolar. Tem que ser tratado com ações pedagógicas, e não punitivas”, afirma a pedagoga do Campus Curitiba, Anne C. Oliveira. “É preciso trabalhar a plateia – os estudantes e todos aqueles que assistem às diferentes formas de agressão – e não apenas a vítima e o agressor, porque essas testemunhas, muitas vezes, reforçam e até mesmo reproduzem as situações de violência”, explica.

A programação teve início na segunda-feira (4), com a exibição do filme Cuerdas (2013), seguida da discussão sobre a importância de desenvolver o olhar sensível em relação ao outro. Nesta terça-feira (5) pela manhã, os participantes contaram com um momento de conversa, com o depoimento de uma vítima de bullying. À tarde, às 14h, ocorre a exibição do filme Cyberbully (2011), seguida da discussão sobre o tema “violência virtual”. Na quarta-feira (6), as atividades se repetem, com a inversão de turnos: a exibição de filmes se dará pela manhã, a partir das 10h, enquanto a conversa com os estudantes será realizada à tarde, às 14h.

Na sexta (8), está prevista a realização da atividade “corporeidade x bullying”, que será desenvolvida pelos professores ligados à área de Educação Física do campus. A programação se encerra à tarde, com a exibição do vídeo “Human – o amor vem do lugar mais improvável”, no auditório da unidade, às 14h.

As atividades da I Semana de Combate ao Bullying são realizadas com turmas de cursos técnicos do Campus Curitiba, em parceria com as coordenações de curso. O objetivo é dar início à reflexão sobre o tema, tornando-o uma discussão transversal, que permeie as atividades letivas durante todo o ano. “Já há ações previstas para o segundo semestre. Nossa intenção é desenvolver um projeto de capacitação junto aos estudantes e outro de formação junto aos professores. Com os docentes, pretendemos discutir a violência institucional, que é aquela que pode acontecer em todas as relações dentro do ambiente escolar, não apenas entre os alunos”, explica Anne.

Depoimento leva à reflexão

Na atividade realizada na manhã desta terça (5), o professor Felipe Ventura Oliveira, Coordenador do Curso Técnico em Informática, relatou aos estudantes a situação de bullying que sofreu por quatro anos, da 7ª série do Ensino Fundamental ao segundo ano do Ensino Médio. No depoimento sobre as agressões físicas praticadas por colegas de sala de aula, Oliveira destacou a invisibilidade de que as situações de violência se revestem no ambiente escolar. “Até mesmo os professores que viam a situação não faziam alguma coisa para impedi-la”, relata. Outro ponto abordado foram os reflexos da violência no cotidiano e no comportamento da vítima, que passa cada vez mais a isolar-se. O professor volta a dar seu depoimento na tarde de quarta-feira (6).

Ficou interessado? Então participe!

Mais informações sobre a programação da I Semana de Combate ao Bullying podem ser encontradas junto à Seção Pedagógica do Campus Curitiba, pelo e-mail secao.pedagogica.curitiba@ifpr.edu.br.