Publicado em
Nesta semana, dois câmpus do IFPR comemoram cinco anos de atuação junto aos municípios em que estão localizados. Um deles é o Câmpus Paranaguá, que no dia 31 de agosto completa o quinto aniversário. O outro é o Câmpus Foz do Iguaçu, que no dia 1º de setembro atinge a marca de meia década de existência. Juntos, os câmpus atendem cerca de 2,5 mil estudantes em cursos técnicos e superiores nas modalidades presencial e EaD, cursos de extensão e em programas governamentais de qualificação profissional, como o Mulheres Mil e Pronatec.
Parceria com Itaipu marcou o início da trajetória do Câmpus Foz do Iguaçu
Para a diretora geral do Câmpus Foz do Iguaçu, a parceria firmada com a Itaipu Binacional ainda no início da caminhada do IFPR no município foi determinante para a consolidação do câmpus. “Foi dessa interação que partiu o convite para que as aulas acontecessem nas dependências do Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), o que se deu no período entre setembro de 2008 a novembro de 2009”, relata. Diálogos posteriores concretizaram a doação do Clube Floresta, que encontrava-se desativado, para o IFPR. O uso do novo espaço se deu a partir de novembro de 2009.
Atualmente, o Câmpus Foz do Iguaçu atende cerca de 900 estudantes em cinco cursos técnicos. Para o próximo ano, oferecerá, também dois cursos superiores, uma Licenciatura em Física e um curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. “Uma das principais conquistas do câmpus foi conseguir estruturar o quadro docente, com professores com excelente formação em todas as áreas”, afirma a diretora. Para os próximos anos, o câmpus deve concentrar esforços no fortalecimento de laços com a comunidade regional e na estruturação física, com a construção de Bloco Administrativo com área de 2.727,10 m2, Bloco Didático, Refeitório e área de manutenção, além da reforma do Laboratório de Infraestrutura e do Laboratório de Gastronomia, estrutura esportiva e do setor de eventos.
Paranaguá realiza semana de programações para comemoração de aniversário
Em comemoração aos cinco anos, o Câmpus Paranaguá realiza uma extensa programação de atividades educacionais e culturais junto à comunidade litorânea nesta semana. A semana comemorativa é organizada pela professora Aline Tschöke e desenvolvida de maneira colaborativa com outros docentes, servidores e acadêmicos. Para ela, eventos como esse tornam a instituição espaço da diversidade. “Há a necessidade de registrar o legado da escola, conseguir socializar o que está sendo construído e propiciar momentos de interação”, explica a professora.
Com início na segunda-feira (26), a programação conta com oficinas artísticas e esportivas, festival de música, apresentações culturais, uma olimpíada de aquicultura e maratona de programação, entre outros. Mais de 30 oficinas, que se repetem durante a semana, são oferecidas. Além dos estudantes, a comunidade externa teve a oportunidade de participar das atividades. O ponto alto da programação será na noite de sexta, com a Noite do Oscar, em que filmes de curta metragem produzidos pelos estudantes são exibidos e premiados.
Para saber mais sobre a programação comemorativa dos cinco anos do Câmpus Paranaguá, basta acessar o site paranagua.ifpr.edu.br.
Imagens das atividades desenvolvidas no primeiro dia podem ser conferidas na página do IFPR no Facebook.
Outro evento que integra a programação da semana de comemoração dos cinco anos do Câmpus Paranaguá é a Mostra de Cursos 2013. Esse ano, o evento será direcionado aos estudantes do último ano do ensino fundamental e médio de escolas públicas das cidades vizinhas a Paranaguá, que foram convidados a visitar o Câmpus Paranaguá. O Câmpus receberá grupos de estudantes que realizarão passeios guiados e oficinas relativas aos cursos ofertados.
O Câmpus atende cerca de 1600 estudantes em diferentes modalidades e níveis de ensino. Nos cinco anos de funcionamento, o câmpus já ofereceu nove cursos técnicos em áreas como portos, meio ambiente, mecânica e aquicultura, três cursos superiores e um curso de especialização em Gestão Ambiental. “Ao longo desses cinco anos, pudemos perceber uma clara mudança de foco. Atualmente, atuamos com base nos princípios da Gestão Pública, sempre tendo o estudante e a nossa atividade finalística como foco. O nosso desafio é encorajar nossos docentes e servidores a exercerem a sua criatividade e empreendedorismo, e a manter esse ambiente para que esses potenciais possam ser”, afirma o professor Roberto Teixeira Alves, diretor geral do Câmpus Paranaguá.
Arrecadação de alimentos
Outra atividade desenvolvida pela Direção Geral do Câmpus Paranaguá é a arrecadação de alimentos que serão posteriormente doados a famílias carentes do município. As doações de alimentos não perecíveis podem ser entregues até sexta-feira, no câmpus. Os produtos arrecadados serão distribídos no dia 31 de agosto.