Câmpus do IFPR completam cinco anos de atividades – Instituto Federal do Paraná

Câmpus do IFPR completam cinco anos de atividades

Nesta semana, dois câmpus do IFPR comemoram cinco anos de atuação junto aos municípios em que estão localizados. Um deles é o Câmpus Paranaguá, que no dia 31 de agosto completa o quinto aniversário. O outro é o Câmpus Foz do Iguaçu, que no dia 1º de setembro atinge a marca de meia década de existência. Juntos, os câmpus atendem cerca de 2,5 mil estudantes em cursos técnicos e superiores nas modalidades presencial e EaD, cursos de extensão e em programas governamentais de qualificação profissional, como o Mulheres Mil e Pronatec.

Parceria com Itaipu marcou o início da trajetória do Câmpus Foz do Iguaçu

Para a diretora geral do Câmpus Foz do Iguaçu, a parceria firmada com a Itaipu Binacional ainda no início da caminhada do IFPR no município foi determinante para a consolidação do câmpus. “Foi dessa interação que partiu o convite para que as aulas acontecessem nas dependências do Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), o que se deu no período entre setembro de 2008 a novembro de 2009”, relata. Diálogos posteriores concretizaram a doação do Clube Floresta, que encontrava-se desativado, para o IFPR. O uso do novo espaço se deu a partir de novembro de 2009.

Atualmente, o Câmpus Foz do Iguaçu atende cerca de 900 estudantes em cinco cursos técnicos. Para o próximo ano, oferecerá, também dois cursos superiores, uma Licenciatura em Física e um curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. “Uma das principais conquistas do câmpus foi conseguir estruturar o quadro docente, com professores com excelente formação em todas as áreas”, afirma a diretora. Para os próximos anos, o câmpus deve concentrar esforços no fortalecimento de laços com a comunidade regional e na estruturação física, com a construção de Bloco Administrativo com área de 2.727,10 m2, Bloco Didático, Refeitório e área de manutenção, além da reforma do Laboratório de Infraestrutura e do Laboratório de Gastronomia, estrutura esportiva e do setor de eventos.

Paranaguá realiza semana de programações para comemoração de aniversário

Em comemoração aos cinco anos, o Câmpus Paranaguá realiza uma extensa programação de atividades educacionais e culturais junto à comunidade litorânea nesta semana. A semana comemorativa é organizada pela professora Aline Tschöke e desenvolvida de maneira colaborativa com outros docentes, servidores e acadêmicos. Para ela, eventos como esse tornam a instituição espaço da diversidade. “Há a necessidade de registrar o legado da escola, conseguir socializar o que está sendo construído e propiciar momentos de interação”, explica a professora.

Com início na segunda-feira (26), a programação conta com oficinas artísticas e esportivas, festival de música, apresentações culturais, uma olimpíada de aquicultura e maratona de programação, entre outros. Mais de 30 oficinas, que se repetem durante a semana, são oferecidas. Além dos estudantes, a comunidade externa teve a oportunidade de participar das atividades. O ponto alto da programação será na noite de sexta, com a Noite do Oscar, em que filmes de curta metragem produzidos pelos estudantes são exibidos e premiados.

Para saber mais sobre a programação comemorativa dos cinco anos do Câmpus Paranaguá, basta acessar o site paranagua.ifpr.edu.br.

Imagens das atividades desenvolvidas no primeiro dia podem ser conferidas na página do IFPR no Facebook.

Outro evento que integra a programação da semana de comemoração dos cinco anos do Câmpus Paranaguá é a Mostra de Cursos 2013. Esse ano, o evento será direcionado aos estudantes do último ano do ensino fundamental e médio de escolas públicas das cidades vizinhas a Paranaguá, que foram convidados a visitar o Câmpus Paranaguá. O Câmpus receberá grupos de estudantes que realizarão passeios guiados e oficinas relativas aos cursos ofertados.

O Câmpus atende cerca de 1600 estudantes em diferentes modalidades e níveis de ensino. Nos cinco anos de funcionamento, o câmpus já ofereceu nove cursos técnicos em áreas como portos, meio ambiente, mecânica e aquicultura, três cursos superiores e um curso de especialização em Gestão Ambiental. “Ao longo desses cinco anos, pudemos perceber uma clara mudança de foco. Atualmente, atuamos com base nos princípios da Gestão Pública, sempre tendo o estudante e a nossa atividade finalística como foco. O nosso desafio é encorajar nossos docentes e servidores a exercerem a sua criatividade e empreendedorismo, e a manter esse ambiente para que esses potenciais possam ser”, afirma o professor Roberto Teixeira Alves, diretor geral do Câmpus Paranaguá.

Arrecadação de alimentos

Outra atividade desenvolvida pela Direção Geral do Câmpus Paranaguá é a arrecadação de alimentos que serão posteriormente doados a famílias carentes do município. As doações de alimentos não perecíveis podem ser entregues até sexta-feira, no câmpus. Os produtos arrecadados serão distribídos no dia 31 de agosto.