Câmpus Irati dá início às aulas do Pronatec – Instituto Federal do Paraná

Campus Irati

Câmpus Irati dá início às aulas do Pronatec

Tiveram início na terça-feira (05), no Câmpus Irati, as aulas das primeiras turmas dos cursos de Administrador de Redes, Assistente de Produção e Programador Web, todos ligados ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Os cursos buscam atender às demandas de qualificação profissional de Irati e região.

As vagas foram preenchidas com por meio de parceria entre o IFPR, a Secretaria Estadual de Educação, o Ministério do Trabalho e Emprego(MTE) e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à fome (MDS).

O curso de Assistente de Produção será ministrado às terças e quintas no período da tarde e no sábado, no período da manhã. Já as aulas dos cursos de Administrador de Redes e Programador Web ocorrem nas terças e quintas à tarde, respectivamente.

Para a Coordenadora Adjunta do Pronatec no Câmpus Irati, a professora Julyana Biavatti, os cursos são de grande importância para o desenvolvimento social do município. “A qualificação profissional possibilita tanto o crescimento do aluno como o desenvolvimento da região”, ressalta.

A presença de estudantes com diferentes perfis e histórias de vida nas turmas – reflexo direto de um dos principais objetivos do programa, a inclusão social – também é uma característica dos cursos. “No curso de Assistente de Produção, por exemplo, temos alunos de 14 à 69 anos. A experiência de vida dos mais velhos ajudará muito na formação dos mais jovens, já que o mercado precisa de ambos”, comenta o coordenador geral do Pronatec IFPR, professor Marcos José Barros.