Câmpus Irati do IFPR e Unicentro criam incubadora tecnológica – Instituto Federal do Paraná

Câmpus Irati do IFPR e Unicentro criam incubadora tecnológica

Os Câmpus de Irati do Instituto Federal do Paraná (IFPR) e da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) lançaram, na última sexta-feira (19), a Incubadora Tecnológica de Irati (Iratec). O projeto foi construído em espaço cedido pela universidade. O objetivo da incubadora é oferecer a instalação de empreendimentos empresariais tecnológicos e promover a integração entre as instituições de ensino superior e o setor produtivo da região.

“Decidimos unir esforços e implantar a incubadora que para nós tem caráter de laboratório, além do empreendedorismo”, afirmou o vice-diretor da Unicentro – Câmpus Irati, Edélcio José Stroparo. “Esta iniciativa de transformação do conhecimento em produto parte de duas instituições de ensino, uma estadual e outra federal, para produzir e viabilizar inovação tecnológica”, destacou o diretor geral do IFPR – Câmpus Irati, Francis Luiz Baranoski.

O projeto visa parcerias com empresas locais para que mantenham alunos do IFPR e Unicentro como estagiários, estabelecendo uma ponte entre instituições de ensino e empresas. A ideia é oferecer tudo o que o empresário precisa: estrutura física, consultoria jurídica e contábil, marketing, rodadas de negócios, preparação para editais de licitação e fomento, além do auxílio na viabilização de inovações tecnológicas. A tendência é o aumento gradual na arrecadação de impostos do município à medida que as empresas se consolidarem e deixarem a incubadora.

“As duas instituições não competem entre si, mas se complementam com seus cursos e podem se unir para alavancar o desenvolvimento”, considera Baranoski.

A Iratec seguirá os moldes da Incubadora Tecnológica de Guarapuava (Integ – Unicentro). A Integ foi criada há três anos e incuba cerca de dez projetos tecnológicos de empresas locais.

O projeto conta com apoio do Sistema Fiep; da Associação dos Municípios da Região Centro-Sul do Paraná (Amcespar); da Prefeitura Municipal de Irati; da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Irati (ACIAI); da Faculdade São Vicente e da Fundação de Apoio à Unicentro (FAU).

O lançamento da incubadora teve participação do secretário municipal de Indústria e Comércio, José Tadeu Jenczmionki; da presidente da ACIAI, Maria de Fátima Jenczmionki e da representante do SESI/SENAI da região de Irati, Cristina Misturini.

Fonte: com informações do IFPR – Câmpus Irati