Câmpus Irati inicia minicurso visando preparar estudantes para a Maratona de Aplicativos do Google – Instituto Federal do Paraná

Nos próximos meses, estudantes dos primeiros anos do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Câmpus Irati participarão de um minicurso sobre o desenvolvimento de aplicativos para Android, ministrado pelo professor de matemática Rodrigo Duda. O minicurso, que teve início em junho, visa prepará-los para a Maratona de Aplicativos FIAP-Google, na qual alunos do ensino médio são desafiados a desenvolver aplicativos usando o App Inventor, ferramenta online atualmente gerenciada pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts).

O Professor Rodrigo ressalta que, para usar o App Inventor, não há necessidade de conhecimento prévio sobre linguagem de programação; basta que o usuário tenha noções básicas de lógica. Essa característica permite que o docente possa explorar diferentes assuntos em sala de aula, concomitantemente com o processo de ensino-aprendizagem de determinados conteúdos.

No ano de 2014, o Câmpus Irati teve uma equipe na final da maratona (confira no site). O aplicativo SmartAll, desenvolvido pelos alunos Mateus Marochi, Eduardo Maravieski, Sophia Mitie Bello Suzuki, Fábio Gabriel Ferraz e Gabriel Woitechen, foi um dos nove finalistas. A conquista motivou os demais alunos a participar na edição de 2015. “É muito gratificante ver essa meninada envolvida com o desenvolvimento de aplicativos. Estão todos muito empenhados para conseguir uma vaga na final”, destaca Duda.

No dia 28 de maio, alunos da 1ª série do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Câmpus União da Vitória tiveram um minicurso de App Inventor durante visita ao Câmpus Irati. Na ocasião, os alunos aprenderam programação visual de aplicativos utilizando conceitos de matemática e lógica e linguagem de programação. Os alunos de Irati, que participaram do projeto do ano passado, auxiliaram durante todo o minicurso. Veja como foi.]]>