Câmpus Irati sedia VIII Encontro da Proens – Instituto Federal do Paraná

Câmpus Irati sedia VIII Encontro da Proens

Nos dias 24 e 25 de setembro, representantes de todos os câmpus do IFPR estiveram reunidos em Irati para o VIII Encontro das Pró-Reitorias de Ensino (Proens) e contou com a presença de mais de 80 servidores técnicos-administrativos e docentes do IFPR.

Entre os presentes estavam o Reitor Substituto, Ezequiel Westphal; o Pró-Reitor de Administração, Gilmar José Ferreira dos Santos; o Diretor-Geral do Câmpus Irati, Francis Luiz Baranoski; os Diretores-Gerais e Diretores de Ensino, Pesquisa e Extensão dos demais câmpus; além de representantes da Pró-Reitoria de Ensino (Proens); da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação (Proepi); da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe); da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan); da Pró-Reitoria de Administração (Proad) e das equipes pedagógicas e de ensino dos câmpus.

Na abertura do evento, intitulado “Organização do Trabalho Pedagógico do IFPR – Políticas de Ensino no IFPR: Avanços e Desafios nos Câmpus”, os participantes receberam as boas-vindas do Diretor-Geral do Câmpus Irati, Professor Francis Baranoski, e do Professor Ezequiel Westphal.

O Pró-Reitor de Ensino do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Professor José Adelmo Menezes de Oliveira, deu início às atividades do Encontro atuando como medidador da primeira discussão do dia, a palestra “Um olhar sobre a Educação Profissional e Tecnológica na Atualidade, o debate em torno das Políticas de Ensino Propostas pelo FDE/Setec-MEC. A Pró-Reitora de Ensino do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS) Professora Marcelina Teruko Fujii Maschio, ministrou a palestra “A Perspectiva do Proeja no IFMS: um novo olhar sobre a educação para os trabalhadores”.

O evento seguiu na quinta-feira (25) com as discussões, logo pela manhã, sobre o tema “A Importância do trabalho docente na construção e efetivação das políticas de ensino no IFPR: avanços e desafios”, que teve como mediador o Professor Ezequiel Westphal. Em seguida, o grupo debateu “RSC – Reconhecimento de Saberes e Competências”, apresentado pelo Professor Evandro Cherubini Rolin.

No período da tarde, as professoras Evelise Dias Antunes, Mirele Carolina Werneque Jacomel, Marissoni Hilgenberg e a pedagoga Rosane Teixeira atuaram como mediadoras do debate em torno do tema “Experiências Relacionadas ao Ensino e à Assistência Estudantil: Avanços e Desafios”. Após votação, foram selecionados alguns dos projetos de ensino dos câmpus expostos para uma breve apresentação e troca de experiências.

O dia terminou com o debate “A Educação a Distância e a Integração nos Câmpus do IFPR”, que teve como mediador o Professor Fernando Amorim.

Dança, Música e Teatro

Os dois dias do encontro foram marcados por apresentações culturais do Grupo de Dança Izabela Proceke, do Grupo Folclórico Ucraniano Ivan Kupalo e dos alunos da APAE de Irati. O Câmpus Irati preparou apresentações musicais com o Professor Juliano Peroza e o aluno Everton Lucas Martins Silveira, e uma peça de teatro em Libras.