Campus Palmas participa de ações extensionistas do Projeto Rondon – Instituto Federal do Paraná

Campus Palmas participa de ações extensionistas do Projeto Rondon

Entre os dias 06 e 31 de julho, duas equipes formadas por professores e acadêmicos do Campus Palmas estarão nas atividades vinculadas às ações extensionistas do Projeto Rondon. A participação é inédita para o campus, que teve oito alunos classificados.

A primeira equipe, formada pelo professor Silvano Redon e pelos acadêmicos Dagliane Poncio, Wagner Luza e Samuel Pimenta, está em campo desde o último dia 06 e seguirá até o próximo dia 16, atuando nas cidades de Arabutã, Itá, Xanxerê e Xaxim, em Santa Catarina. Promovida pelo Núcleo Extensionista Rondon da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), a Operação Portal d’Oeste está sendo realizada em doze cidades do oeste catarinense e conta com a participação de instituições convidadas, entre elas o IFPR.

A segunda equipe, formada pelos professores Emi Lorenzetti e Jean Carlos Gentilini e pelos acadêmicos Weslei de Oliveira, Julaine Silva, Talita Monteiro, Tiago Jubelli, Camila Ferreira, Diaine Cortese, Cleonice dos Santos e Elenice de Oliveira, iniciou a jornada rumo a Ibitirama/ES na quinta-feira (14). As ações extensionistas acontecem nas oito áreas da extensão universitária: educação, saúde, meio ambiente, direitos humanos e justiça, cultura, comunicação, trabalho e tecnologia e produção, possibilitando aos acadêmicos estar em contato com outros contextos socioculturais, identificando limitações e potencialidades das regiões visitadas e construindo, juntamente à comunidade, propostas para o desenvolvimento regional e sustentável.

Preparação para as operações

Desde o mês de abril, os rondonistas vem se reunindo e realizando atividades de preparação para a atuação nos municípios, através de oficinas, visitas e treinamentos. Com o apoio da professora Ednéia Durli, de Química, foi realizada uma oficina para elaboração de produtos de limpeza caseiros: sabão em barra, sabão líquido e amaciante de roupas. O professor Marcelo Miranda ministrou oficinas de compotas e doces e de charque para parte dos acadêmicos que compõem a equipe.

Também foi realizada uma visita técnica ao Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), com a apresentação pelo extensionista Wilson Schveiczrski sobre a fossa de evapotranspiração, treinamento que será realizado no município de Ibitirama/ES. Ocorreram ainda apresentação de oficina de biofertilizantes, em parceria com o Colégio Assis Brasil, em Clevelândia, e elaboração de uma horta em sistema agroflorestal na Escola Municipal São Sebastião, na comunidade do Rocio.

No dia 06 de julho, os docentes Emi Lorenzetti e Jean Carlos Gentilini e as discentes Camila Ferreira, Diaine Cortese e Cleonice Aparecida dos Santos apresentaram as ações do Projeto Rondon do IFPR no XVI Seminário de Extensão da Unioeste. Reuniram-se as equipes da UTFPR de Francisco Beltrão, da Unioeste e do Campus Palmas do Instituto, que irão participar da Operação Itapemirim no Espírito Santo.

O Projeto Rondon

O Projeto Rondon, organizado pelo Ministério da Defesa, prioriza desenvolver ações que tragam benefícios permanentes para as comunidades, principalmente relacionadas com a melhoria do bem-estar social e a capacitação da gestão pública. Busca, ainda, consolidar no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais, contribuindo na sua formação acadêmica e proporcionando-lhe o conhecimento da realidade brasileira. De acordo com dados do site, o Projeto Rondon já passou por 844 municípios, com 19.190 alunos de 291 instituições.