Campus Palmas participa do Projeto Rondon em Tocantins – Instituto Federal do Paraná

Campus Palmas participa do Projeto Rondon em Tocantins

Durante 17 dias, alunos e professores do Campus Palmas participam pela segunda vez do Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa e considerado o maior projeto de extensão universitária do país.

A jornada da equipe na Operação Tocantins começou no dia 19 de janeiro, com destino a Palmas (TO), para a realização de solenidades. Posteriormente, no dia 20, a equipe, coordenada pelos professores Jean Gentilini e Emi Lorenzetti, começou sua participação na operação no município de Novo Acordo, na região do Jalapão, um dos maiores destinos de ecoturismo do país, cercado por formações rochosas que originam belíssimas cachoeiras, além de cursos d’água e vegetação característicos.

Em relação à formação universitária dos jovens, uma parte importante fica a cargo das atividades e da interação com a comunidade, sendo uma oportunidade ímpar de vivência de realidades diferentes. “As expectativas são grandes, principalmente por parte dos estudantes que vêm se preparando desde o mês de outubro de 2016, por meio de reuniões, treinamentos, palestras e visitas técnicas como forma de se capacitarem para as atividades propostas”, explica Emi.

“Poder participar do maior projeto de extensão universitária do país é uma oportunidade valiosa. Será um grande intercâmbio de informações onde levaremos conhecimento e traremos experiências incríveis relacionadas à cultura e aos costumes da região norte do Brasil”, comenta o aluno Wagner Luza, estudante de Engenharia Agronômica e integrante da equipe.

No mês de julho de 2017, outra equipe do Campus Palmas, formada por oito acadêmicos e coordenada pelos professores Silvano Redon e Emi Lorenzetti, participará da Operação Rondônia Cinquentenário, no estado de Rondônia.

Confira como foram as outras participações do Campus Palmas no Projeto Rondon.