Campus Palmas realizou inaugurações de espaços na última sexta-feira (18) – Instituto Federal do Paraná

Campus Palmas realizou inaugurações de espaços na última sexta-feira (18)

Campus Palmas inaugura Laboratórios de Fabricação, Robótica e Prototipagem (IFLab); Musculação; e da Incubadora de Empresas

Na tarde da última sexta-feira (18), o Campus Palmas do Instituto Federal do Paraná (IFPR) realizou a solenidade de inauguração dos Laboratórios de Fabricação, Robótica e Prototipagem (IFLab); Musculação; e da Incubadora de Empresas. A cerimônia contou com a presença de estudantes e servidores do campus, além de autoridades municipais, e do pró-reitor de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Marcelo Estevam.

Laboratório de Fabricação, Robótica e Prototipagem (IFLab)

O IFLAB foi construído no ano de 2016 e conta com máquinas e equipamentos destinados às áreas de robótica, TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) e a Cultura Maker e DIY (Do It Yourself, faça você mesmo), além de ser um ambiente de suporte ao desenvolvimento de projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão e para multiplicar conhecimentos.

O laboratório permite o trabalho com manufatura digital, com Router CNC e impressoras 3D, usinagem e solda de metais, eletrônica digital e analógica e marcenaria, possibilitando diversos trabalhos e contribuições com as comunidades interna e externa ao IFPR.

Sua implementação advém do uso de recursos próprios do campus, parceria com a Prefeitura Municipal de Palmas e Emenda Parlamentar de R$ 200.000,00 do Deputado Federal Zeca Dirceu.

Laboratório de Musculação

O laboratório de musculação supre as demandas do curso de Educação Física relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão. Nele, podem ser trabalhadas disciplinas do curso de Educação Física, desenvolver projetos de pesquisa e extensão com foco no treinamento de força, condicionamento físico, saúde, desempenho, performance esportiva, entre outros.

Para a construção do Laboratório foram investidos R$ 323.995,16. Além dos equipamentos, o laboratório conta com dois banheiros, espaço amplo para exercícios funcionais, bebedouro e portas com saídas de emergência, atendendo as normativas básicas de segurança.

Incubadora de Empresas

A Incubadora de Empresas é uma parceria do Instituto Federal do Paraná e da Prefeitura Municipal de Palmas – PR. Surgiu para auxiliar no processo de formação, desenvolvimento e fortalecimento de negócios na cidade de Palmas, onde empreendedores poderão criar suas empresas e obter formação técnica e gerencial, contribuindo assim, para o seu desenvolvimento, o desenvolvimento das instituições envolvidas e também da cidade.

O diretor-geral do Campus Palmas, Roberto Carlos Bianchi, salienta que a inauguração destes espaços é uma grande conquista de toda equipe de gestão, que trabalhou arduamente.

“A Incubadora será de fundamental importância para a comunidade e, segundo o gestor, em breve será  lançado edital para que as empresas ocupem o espaço. Os laboratórios, por sua vez, já vem sendo utilizados e beneficiam amplamente a comunidade do IFPR”, ressalta o diretor-geral do Campus Palmas.

Confira os espaços

Para saber mais confira a matéria publicada na página do Campus Palmas.