Campus Palmas tem espaço de convivência para estudantes do Ensino Médio – Instituto Federal do Paraná

Campus Palmas

Campus Palmas tem espaço de convivência para estudantes do Ensino Médio

Um lugar para descansar ou bater papo nos intervalos das aulas, ou até mesmo para assistir a algum programa com os amigos e comer algo quando bate aquela fome. A partir deste mês, esse local já é realidade para os estudantes do Ensino Médio do Campus Palmas do IFPR.

Inaugurado recentemente, no dia 12 de abril, o Espaço de Convivência do Ensino Médio possui poltronas, mesas, cadeiras, pia, geladeira, micro-ondas e TV. De acordo com a autora do projeto, a psicóloga Claire Terezinha Lazzaretti, o intuito é que seja oferecido aos alunos um local apropriado para guardar e fazer os seus lanches, além de interagirem entre si de maneira mais livre.

A ideia é que os estudantes participem de todo o processo de estruturação do espaço, da decoração até o estabelecimento do regimento interno.

Para isso, eles contarão com apoio e orientação da Seção Pedagógica e de Assuntos Estudantis do campus. Também haverá monitoria por parte dos assistentes de alunos.

Segundo Claire, um espaço de convivência como esse, voltado ao bem-estar e ao descanso, pode ser um grande aliado para a característica da escola como lugar de socialização: “Favorece a melhora no relacionamento e propicia a integração entre os alunos”, afirma.

Ela comenta que espaços de convivência já são uma tendência em algumas organizações, pois pesquisas têm demonstrado que profissionais motivados trabalham melhor. “Se tomarmos esta máxima, podemos afirmar que semelhante efeito de estímulo e produtividade pode acontecer com os alunos na escola, principalmente para aqueles que passam grande parte do dia na instituição escolar, tornando a rotina menos exaustiva”, finaliza.

Campus Palmas

Localizado em região estratégica do sul e sudoeste do Paraná, próximo à região centro-sul do estado, ao oeste de Santa Catarina e ao noroeste do Rio Grande do Sul, o Campus Palmas atende, atualmente, cerca de dois mil alunos em três cursos técnicos e em 15 cursos superiores. Possui estrutura de 17 mil metros quadrados de área construída em 70 hectares. Conta com 22 laboratórios, quadras poliesportivas, campo de futebol e piscina semiolímpica aquecida. Possui, ainda, uma das maiores bibliotecas do interior do Paraná. A unidade oferta diversos cursos técnicos e superiores, presenciais e a distância, os quais levam em conta arranjos produtivos locais e regionais.

Saiba mais sobre o campus em https://palmas.ifpr.edu.br