Campus Paranaguá forma primeira turma do Proeja-FIC Campo – Instituto Federal do Paraná

Campus Paranaguá forma primeira turma do Proeja-FIC Campo

No dia 04 de dezembro de 2015, formou-se em Tibicanga, ao norte da Ilha das Peças, situada no município de Guaraqueçaba, a primeira turma de pescadores artesanais organizada pelo Campus Paranaguá do Instituto Federal do Paraná. “Trata-se de uma grande conquista, em termos de inclusão, de grupos sociais historicamente ausentes no processo de formação dessa modalidade pelo IFPR”, afirma o professor Roberto Martins de Souza, do Campus Paranaguá.

O curso foi uma demanda do Movimento dos Pescadores Artesanais do Litoral do Paraná (Mopear), sendo coordenado pelo próprio professor Roberto, com apoio da professora Luciana Maestro Borges. Além disso, contou com a parceria dos professores Marcelo Varella e Leticia Duarte, ambos da UFPR.

Formaram-se 20 estudantes de 5 comunidades das Ilhas: Sibui, Vila Fátima, Barbados, Tibicanga e Superagui. Para viabilizar a participação dos alunos, o curso ocorreu em regime de alternância, realizando-se, a cada dia 15 dias, aulas nas comunidades. Os conteúdos abordados trataram dos direitos étnicos e coletivos, associativismo e cooperativismo, entre outros assuntos básicos ao processo de formação em pescador artesanal desses sujeitos do campo.

O professor Rogério Baptistella, Diretor de Ensino do Campus Paranaguá, participou da cerimônia, representando o Reitor Pro Tempore do IFPR, Elio de Almeirda Cordeiro, e o Diretor-Geral do Campus Paranaguá, Roberto Teixeira Alves.]]>