Câmpus Paranaguá recebe maquetes pedagógicas da costa paranaense – Instituto Federal do Paraná

Câmpus Paranaguá recebe maquetes pedagógicas da costa paranaense

Desde o final de novembro, o Câmpus Paranaguá disponibiliza para os estudantes e professores da unidade duas maquetes pedagógicas que contemplam toda a costa paranaense.

As maquetes que foram cedidas ao IFPR pela Associação MarBrasil, dentro do convênio do Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha, tiveram financiamento da Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar)/ Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

O professor Roberto Teixeira Alves, diretor geral do Câmpus Paranaguá, destaca que as maquetes serão utilizadas como instrumento de integração pedagógica entre as disciplinas do núcleo comum e as disciplinas técnicas dos cursos oferecidos pelo câmpus.

De acordo com o professor Ariel Scheffer da Silva, que também preside a Associação MarBrasil, as duas maquetes são especiais, pois foram concebidas para oferecer aos professores e estudantes a oportunidade de completar as mesmas com informações relevantes às diversas disciplinas e aos temas regionais. “As duas maquetes apresentam todo o relevo terrestre e marinho, uma superfície marinha semi-transparente e detalhamento das bacias hidrográficas da Planície litorânea. Além disso, uma delas, medindo 4 x 4 metros, representa a Costa paranaense antes da colonização. Enquanto a outra, com 8 x 2 metros, representa a costa do Estado com detalhes do uso do solo na orla.”

Outro detalhe é que existem gavetas para que os estudantes e professores acessem os ambientes “submersos” e “terrestres” do modelo.