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No dia 26 de outubro, o X Festival de Teatro Amador Estudantil de Pinhais (Fetaepi) realizou sua cerimônia de premiação. O grupo de teatro Rave Theatre, do Campus Pinhais do IFPR, foi o vencedor na categoria Melhor Caracterização. O trabalho de caracterização foi concebido por Dayane Andrade e Mariana Cristine. Com o espetáculo “Contos Infantis”, a equipe, que conta com elenco de 30 estudantes, foi indicada a mais três categorias: Melhor Tecnia, Melhor Dramaturgia e Melhor Espetáculo.
Produto do programa “Formação de Plateia Teatral: Cultura e Cidadania na Comunidade”, parceria entre o Campus Pinhais e a Unespar/Pibid, a peça “Contos Infantis” produz uma releitura das histórias da tradição oral brasileira. De acordo com Jefferson Araújo Moraes, professor do Campus Pinhais e orientador do grupo, o trabalho “aproxima crianças de todas idades, num texto cômico, provocante e profundo, formando as futuras plateias e artistas”. Conforme o docente, a ideia é fugir da concepção do teatro como mero instrumento educacional ou de entretenimento, pensando-o como uma prática cultural e artística que discute a condição humana e constitui as práticas educativas que atravessam o espaço escolar.
“O grupo Rave Theatre leva a plateia a brincar de ser criança, expandindo seu mundo fantástico e driblando o monopólio editoral da literatura infantil, ao resgatar a tradição oral”, afirma Jefferson. “Assinalamos, sem reverência e com criatividade, aquilo que nos faz comum, que nos faz humanos: a história (story, na dimensão inglesa da palavra). A história que antigamente era escrita e que soberbamente era acusada de ‘história para boi dormir’, de ‘história da carochinhas’. Enfim, as histórias inventadas pelo povo e que pertencem a ele”, finaliza o professor. Na peça, as cinco histórias são devolvidas com nova roupagem: “Dona Baratinha”, “Quem te Matou?”, “A Rainha que Tinha Orelhas de Burro”, “Os Três Desejos” e “A Toca do Coelho”.
A participação no X Fetaepi foi a primeira experiência competitiva do Rave Theatre, que se reúne desde abril de 2015 sob a orientação do professor Jefferson.]]>