Campus Pinhais promove colóquio para discutir gênero, diversidade e sexualidade – Instituto Federal do Paraná

campus pinhais

Campus Pinhais promove colóquio para discutir gênero, diversidade e sexualidade

Durante toda a semana, o Campus Pinhais realiza o ciclo de debates “Tô ligad@: Colóquio Gêneros, Diversidades e Sexualidades”. A programação teve início na tarde desta segunda-feira (9). Em um clima informal, próximo de uma conversa com os estudantes, foi desenvolvida a primeira mesa-redonda: “Mulheres, Mercado de Trabalho e Mídia”. Os participantes falaram sobre a objetificação da mulher em campanhas publicitárias, a violência contra mulheres e também sobre os obstáculos que muitas enfrentam na inserção em determinadas áreas do mundo do trabalho. Participaram a professora do Campus Pinhais Valéria Paixão; a colabora do Campus Pinhais Sibele da Silva; a servidora da Prefeitura Municipal de Pinhais, concursada como motorista e atualmente coordenadora do setor de transportes da Secretaria Municipal de Saúde, Daniele Vilar; e o professor do Campus Pinhais Igor Silva.

O Colóquio, organizado por Ana Maria de Fátima Tarini, professora da disciplina de Língua Portuguesa, Igor Silva, professor da disciplina de História, Caroline Candido Veroneze, bibliotecária documentalista, e Jefferson Araújo Moraes, ator e professor de Artes, tem como objetivo construir um espaço onde os estudantes possam dialogar sobre os temas gênero, diversidade e sexualidade. “Esses temas fazem parte do cotidiano de todos nós e muitas vezes suscitam discussões em salas de e questionamentos por parte dos estudantes que não conseguimos responder”, explica a professora Ana, sobre as motivações que levaram ao desenvolvimento do projeto. As discussões possuem, ainda, alinhamento com as disciplinas dos cursos Técnico em Administração e Técnico em Informática, oferecidos pelo campus. “Temáticas como o uso que o marketing faz da imagem feminina ou então as tecnologias empregadas pela polícia científica para desvendar crimes cibernéticos relacionados às diferentes formas de violência de gênero ou sexual vão estar em pauta”, exemplifica a docente.

Comunidade externa é convidada a participar

O ciclo de debates é voltado aos estudantes do campus e também à comunidade externa. Os interessados em participar podem realizar a inscrição de forma gratuita, por meio do formulário eletrônico. As inscrições podem ser realizadas no decorrer do evento.

Programação

As atividades do “Tô ligad@: Colóquio Gêneros, Diversidades e Sexualidades” serão desenvolvidas durante toda a semana, nas dependências do Campus Pinhais, contemplando mesas-redondas com diferentes temáticas, além de ações pontuais em sala de aula. Nesta terça-feira, o tema “Sexismo, Machismo e feminismo” foi abordado, com participação da professora Ana e da feminista Mariana Bonádio. A programação segue até sexta-feira (13), abordando as seguintes temáticas:

Quarta-feira (11), das 16h às 18h
Tema: Diversidade, Políticas de Gêneros e Educação
Convidados: Reinaldo Kovalski Araújo (SEED) e Cleiton Zóia (IFMS)

Quinta-feira (12), das 14h às 17h
Tema: Gênero e Diversidade
Convidados: Guaraci Martins (UDESC) e Jefferson Araújo Moraes (Campus Pinhais)

Sexta-feira (13), das 13h30 às 17h
Tema: As lutas de gênero: um coletivo
Convidados: integrantes do Coletivo Anália (UTFPR), integrantes da Marcha das Vadias, NEGEDI (IFPR) e Carol Veronese (Campus Pinhais)]]>