Câmpus realizam semanas pedagógicas – Instituto Federal do Paraná

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Câmpus realizam semanas pedagógicas

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Nestes primeiros dias de fevereiro, os câmpus do IFPR estão realizando atividades de integração, planejamento, formação e discussão com professores e técnicos-administrativos. Em comum, estão as temáticas “Projeto Político Pedagógico (PPP)” e “Pronatec”, que estão sendo discutidas pelos servidores em quase todos os câmpus. Além de fornecer ao corpo funcional todas as informações necessárias para o bom andamento do ano letivo, as semanas pedagógicas são mais um momento de reflexão sobre o cotidiano escolar, a atuação dentro e fora de sala de aula, visando estreitar o relacionamento entre corpo docente, discente e todos os membros da comunidade acadêmica.

“Em Irati, além de aprofundar as discussões sobre a construção do Projeto Político Pedagógico, enfocamos a atuação didático pedagógica, conceitos educacionais e planejamento de atividades a serem desenvolvidas com os alunos durante o ano”, diz a diretora de Ensino, Julyana Salette Biavatti, que coordena estas atividades no câmpus. A programação de Irati é semelhante a que foi organizada pela equipe pedagógica de Paranaguá.

Integração

Londrina e Jacarezinho realizam parte da semana pedagógica em conjunto nos dias 07 e 08 de fevereiro. “Nesses dias a equipe pedagógica e os docentes dos dois câmpus, que atuam de forma conjunta desde o ano passado, estarão vivenciando atividades que envolverão discussões e debates sobre temas específicos que fazem parte do cotidiano da escola e da sala de aula, por exemplo: recuperação paralela, implantação das salas ambiente ou temáticas para o atendimento ao Ensino Médio Integrado e importância da reunião com os pais”, explica Lúcia Regina Perico, pedagoga do IFPR Jacarezinho. A apresentação das ações do NAPNE (Núcleo de Apoio à Pessoa com Necessidades Especiais) nos câmpus também estão na pauta.

Presença da Proens

Em Ivaiporã, os servidores puderam assistir a palestra de Céuli Mariano Jorge sobre o Ensino Médio Integrado e estão realizando, desde o dia 30 de janeiro, estudos individuais e discussões em grupos sobre os mais diversos temas relacionados ao cotidiano escolar. Também estão sendo planejadas as atividades pedagógicas para 2012, desde eventos e visitas técnicas que serão realizadas pelos alunos dos câmpus, até formas inovadoras de integrar disciplinas e eixos. No dia 02 de fevereiro, o IFPR Ivaiporã contou com a participação do professor Ezequiel Westphal, pró-reitor de Ensino, em suas atividades da semana pedagógica. O Pró-Reitor sanou eventuais dúvida diante dos desafios acadêmicos da instituição e compartilhou sua realidade e visão, afim de uma efetiva gestão democrática na área de ensino. Ezequiel Westphal também esteve em Telêmaco Borba.

Formação e aperfeiçoamento

Em Paranavaí, a semana pedagógica trabalha os seguintes temas: “A afetividade como elemento constitutivo da prática pedagógica”, “Avaliação no contexto do IFPR” e “ Escola e desigualdade social”, por meio de palestras, estudos e dinâmicas. O último tema também será abordado na palestra de Maria Silvinha Carraro Martins, professora da Secretaria Estadual de Educação. Outra palestra, desta vez com o tema “Metodologia e Estratégias de Ensino-Aprendizagem” será ministrada no Câmpus Palmas como uma das atividades da semana pedagógica. A temática será abordada pela professora Maria de Lourdes Bernartt, da UTFPR Pato Branco, no próximo dia 10. Na programação de Umuarama também há palestras no dia 10 de fevereiro. Os temas abordados serão “Inclusão e Educação Especial” e “Vigiar e Punir”. A recepção acadêmica dos alunos no dia 13 e a Lei 10639/03, que inclur no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” também serão assuntos discutidos no câmpus. Os professores de Assis também discutem esta lei no dia 09, com o palestrante Amilcar Profeta. Na oportunidade, o professor também abordará a inclusão da temática indígena. Outro assunto debatido em Assis será o Ensino Médio Integrado, a exemplo do que já ocorreu em Ivaiporã. Os temas Educação Inclusiva e Gestão Educacional de Resultado completam as temáticas abordadas nas palestras ofertadas no câmpus Assis.

Além das atividades de planejamento pedagógico e integração, o câmpus Campo Largo, assim como Foz do Iguaçu e Curitiba inseriram questões relacionadas ao GT Pessoas na semana pedagógica. Em Campo Largo, foi realizada palestra sobre licitações, focando nos novos servidores. O Câmpus Curitiba focou na capacitação dos professores para uso do quadro digital, além de subsidiar os servidores com informações sobre bolsas de iniciação científica, inclusão social e assistência estudantil e reflexões sobre os projetos de pesquisa e extensão.

 

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