Candidatos enfatizam necessidade de ampliação do ensino profissionalizante – Instituto Federal do Paraná

Candidatos enfatizam necessidade de ampliação do ensino profissionalizante

Nas Eleições 2010, cada vez mais, a Educação ganha destaque nos programas e compromissos firmados por candidatos a cargos eletivos e majoritários. Isso pode ser percebido tanto em âmbito estadual quanto nacional. Os debates entre os candidatos à presidência com melhores pontuações nas pesquisas eleitorais têm se destacado. Todos apresentam propostas com foco no Ensino Técnico Profissionalizante.

José Serra (PSDB) promete a criação de um milhão de vagas em escolas técnicas públicas e a criação de um programa de bolsas em escolas privadas para jovens de baixa renda. Dilma Roussef (PT) defende a expansão dos institutos de Educação, Ciência e Tecnologia em todo o país. O tema também tem sido abordado por Plínio Arruda Sampaio (PSOL) e Marina Silva (PV) –  logo abaixo, estão disponíveis as principais propostas dos quatro para a Educação.

A atenção dada ao tema nas campanhas tem relação direta com sondagens de opinião pública. Uma pesquisa divulgada em junho pelo Ibope aponta a Educação como o quarto colocado na lista de temas considerados prioridades para o próximo presidente. O tema subiu duas posições em relação à mesma pesquisa realizada em 2006, com aumento de 13 pontos percentuais. Atualmente, 28% dos entrevistados indicam a Educação como prioridade, contra 15% em 2006.

Confira, a seguir, as propostas dos candidatos com maior pontuação nas pesquisas eleitorais

Dilma Rousseff (PT)

• Expandir o ensino integral e interiorizar as universidades.

• Ampliar programas de bolsas de estudos e expandir as universidades públicas e institutos de EDUCAÇÃO profissional.

• Expandir o orçamento da EDUCAÇÃO, ciência e tecnologia e melhorar a eficiência do gasto.

• Construir seis mil creches no País, 1,5 mil por ano.

José Serra (PSDB)

• Investir no ensino técnico profissionalizante, com a criação de um milhão de vagas públicas.

• Criar o Protec: programa de concessão de bolsas em cursos técnicos particulares para os mais carentes.

• Expandir para todo o país o projeto dos Centros Culturais da Juventude de SP.

• Colocar dois professores por turma desde a 1ª série do ensino fundamental.

Marina Silva (PV)

• Aplicar o regime integral nas escolas públicas.

• Ampliar o acesso a escolas, universidades, centros culturais e esportivos, telecentros, bibliotecas e museus.

• Ampliar os recursos investidos na EDUCAÇÃO.

• Atender a primeira infância, aliando creches aos programas de apoio às famílias realizados por agentes comunitários.

Plínio Sampaio (PSol)

• Defender o Plano Nacional de EDUCAÇÃO da Sociedade Brasileira.

• Destinar 10% do PIB para garantir EDUCAÇÃO pública em todos os níveis.

Com informações do Jornal da Câmara – DF