Alunos do 2º ano do ensino médio Técnico em Cooperativismo do IFPR Capanema desenvolvem atividade prática “Torneio de Pontes de Macarrão” nas aulas de Física. – Campus Capanema

Notícias

Alunos do 2º ano do ensino médio Técnico em Cooperativismo do IFPR Capanema desenvolvem atividade prática “Torneio de Pontes de Macarrão” nas aulas de Física.

Publicado em

Copiado!

No dia 18 de novembro de 2016 os alunos do 2º ano do ensino médio Técnico em Cooperativismo do IFPR Capanema desenvolveram a atividade prática “Torneio de Pontes de Macarrão” nas aulas de Física.

Segundo o professor Fábio a atividade teve como objetivo aproximar os conteúdos formais de ensino/aprendizagem através de uma atividade prática retomando etapas do trabalho desenvolvido durante ao longo do ano.

Para isso, o professor destaca que a atividade além de permitir a experimentação e a visualização dos conteúdos de física, como força e resistência, os alunos puderam trabalhar também a questão do desenvolvimento de atividades em grupo, estabelecer o planejamento do projeto, vivenciar situações de conflito, decisão e competição além da formalização do projeto através de um relatório experimental. As etapas foram desenvolvidas em nos dois últimos bimestres e cada grupo com três alunos puderam desenvolver a arquitetura da ponte respeitando limite 750g e tamanho de 1 metro. Os testes de resistência foram feitos através de um sistema adaptado e financiado pelo professor Fábio e que será utilizado em outras edições.

Ainda segundo o professor Fábio atividades como estas são desenvolvidas apenas no ensino superior limitando as possibilidades de desenvolvimento aluno que chegam a universidade sem que tivessem qualquer atividade que relacione o trabalho em sala de aula com a atividade prática. Ele relata que a atividade permitiu que alguns alunos entrassem em contato com a universidade que respondeu a dúvidas e interagiu com os estudantes.

Todavia o professor Fábio destaca que a atividade prática tem sido banalizada nas escolas: “Há um verdadeiro ritual de experimentação sem qualquer sentido e desconectado do conteúdo formal servindo como remédio para atenuar as deficiências da escola. Muitos professores sem saber atribuem ao

experimento a responsabilidade de ensinar os conteúdos utilizando do expediente da racionalidade técnica, que por sua vez, retira o seu papel de mediador no contexto escolar”.

Para o ano que vem o professor Fábio promete maiores inovações na aulas de Física e a segunda edição da atividade.

Link fotos na rede social:

https://www.facebook.com/1050596415055843/photos/?tab=album&album_id=1134058900042927

Fábio Alves

Professor de Física do IFPR Capanema.

Topo