Licenciatura em Matemática – Campus Capanema
Graduação Licenciatura em Matemática

Licenciatura em Matemática

Atualizado em

Copiado!

Objetivo do curso:

Formar professores para atuar na Educação Básica, anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, com sólida formação nas áreas de Matemática e Educação Matemática, capazes de assumir o compromisso de melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem matemática. 

Atuação profissional:

O licenciado em Matemática atua na docência da disciplina de Matemática na Educação Básica (anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio). Este profissional também pode atuar na elaboração de materiais pedagógicos e em atividades de educação não formal – como exposições e museus de ciência e tecnologia. Além disso, o estudante sairá capacitado para participar de programas de pós-graduação, como mestrado e doutorado, dando sequência à sua formação inicial caso deseje trabalhar com pesquisa científica. O licenciado poderá ainda assumir cargos, funções e empregos no serviço público federal, estadual e municipal, em órgãos de administração indireta ou em entidades privadas.

Modalidade: Presencial | Duração: 4 anos | Período: Noturno

Coordenadora: Profa. Dra. Amanda Ferreira de Lima

Contato: matematica.capanema@ifpr.edu.br | amanda.ferreira@ifpr.edu.br

Instagram do curso: @ifpr.matematica

O curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal do Paraná forma profissionais para atuar na Educação Básica, com competências técnica, política e didático-pedagógica. A matriz curricular, o corpo docente e o acervo bibliográfico,  proporcionam uma formação teórica e metodológica complementada pelas práticas de ensino e pelos estágios curriculares, os quais possibilitam a inserção do estudante na prática docente e a vivência de experiências do cotidiano escolar. Os acadêmicos têm a oportunidade de desenvolver pesquisas de iniciação científica com o objetivo de complementar o ensino, através da pesquisa e da extensão.

O curso tem duração de 4 anos (8 semestres) com ingresso no primeiro semestre letivo, sendo oferecido no período noturno. A titulação é de Licenciado em Matemática.

PPC MATEMATICA CAPANEMA 2023

Resolução Nº 20 de 29 de junho de 2018

PPC_MATEMATICA_ CAPANEMA_2019_FINAL

Informações gerais sobre o Curso

Objetivo: Formar professores para atuar na Educação Básica – nas séries finais do Ensino Fundamental – e Ensino Médio, com sólida formação nas áreas de Matemática e Educação Matemática.

Modalidade: Presencial

Grau: Licenciatura. 

Regime Letivo (Periodicidade): Semestral 

Turno do curso: Noturno

Horário de oferta do curso: 19:00 às 22:30h

Prazo de Integralização Curricular:

Prazo mínimo: 8 semestres.

Carga-Horária total do Curso: 3240 horas de curso, sendo:

2640 h – Formação nos Núcleos Formativos: Geral,

de Aprofundamento e Integrador

400 h – Estágio Supervisionado Curricular

200 h – Atividades Extra Curriculares

Tipo de Matrícula: Por componente curricular 

Vagas totais (anual): 40 vagas

Escolaridade mínima exigida: Ensino Médio completo.

Coordenadora: Amanda Ferreira de LimaEmail: matematica.capanema@ifpr.edu.br

Topo