Professores do IFPR Capanema criam grupo de estudo e pesquisa Educação e Epistemologia das Ciências e suas Linguagens para junção de projetos formado um grande grupo multidisciplinar. – Campus Capanema

No próximo dia 16 de dezembro de 2016 as 14h no IFPR Capanema será fundado o Grupo de estudo e Pesquisa Educação e Epistemologia das Ciências e suas Linguagens cuja objetivo é a criação de um espaço multidisciplinar que possa melhorar as práticas educativas e a relação didática entre os saberes para os alunos do IFPR e das escolas da região.

Segundo os idealizadores, professores Dennison do componente de Geografia, professor Fábio do Componente de Física e da profa Poliana dos componentes da Lingua estrangeira (inglês) e língua portuguesa todos do IFPR Capanema a função do grupo de estudo e pesquisa será debater os

grandes temas como avaliação, a didática eme sala de aula, a epistemologia das ciências e os processos comunicativos, gerando demandas para a transformação em sala de aula. O Grupo terá ao longo do ano 4 colóquios com diferentes temas relacionados a educação e um Simpósio da

comunidade escolar e acadêmica, organizado pelos membros do Grupo além de 7 projetos de pesquisa e extensão a serem desenvolvidos perfazendo um total de 33 pesquisadores de diferentes  áreas dentre eles 18 alunos do ensino médio.

Segundo o professor Fábio docente do IFPR Capanema a ideia é transformar o IFPR em um lugar que contribua para a transformação social onde alunos, pais e professores possam falar abertamente e o discurso e ação caminham junto. Além disso, o grupo fará ações em conjunto com as escolas de Capanema e região que possam contribuir efetivamente com aprendizado dos alunos em âmbito geral.

O professor destaca que o grupo esta na fase embrionária para cadastramento no CNPQ e que nos próximos meses algumas etapas serão concluídas apara a efetivação da proposta junto ao órgão.

Para o 1º Colóquio a proposta é discutir: Qual é a educação queremos no IFPR Capanema?. Para isso, foram convidados a representante Discente do IFPR Luana Linzmeyer do Grêmio estudantil, o representante dos pais e também professor Sr. Edinei Salvadori e a mediação do Professor Dennison B. Rodrigues.

Maiores informações podem ser encontradas no Site: https://educcapanema.wixsite.com/inicio

Ou na fanpage na rede social  facebook permitirá uma maior interatividade com a população de Capanema.

Informação enviada por:
Fábio Alves Físico, Astrônomo e coordenador do projeto.