Professor de Física do campus Capanema obtém título de Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo – USP – Campus Capanema

No dia 17 de fevereiro o professor Fábio de Souza Alves servidor do IFPR responsável pelo componente de Física recebeu a titulação de Doutor em Educação na área de Educação Especial pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – USP, defendendo a tese A PRODUÇÃO DE SINAIS EM LIBRAS SOBRE OS CONCEITOS RELACIONADOS AO TEMA MAGNETISMO A PARTIR DE UM CONJUNTO DE SITUAÇÕES EXPERIMENTAIS, cujo objetivo foi investigar a apropriação de conceitos de Física por pessoas Surdas e com deficiência auditiva e posterior criação de sinais dos conceitos específicos do campo da Física utilizando experimentos com este público e a tradução dos conteúdos de Física para Libras de forma simultânea.

A pesquisa foi desenvolvida durante um período de 4 anos sendo finalizada no período em que o docente ingressou no IFPR – Capanema simultaneamente as suas atividades no campus.

Segundo o Professor Doutor Fábio de Souza Alves, há poucos sinais em Libras sobre os conceitos científicos de Física, Química, Biologia e Geografia, quando eles inexistem utiliza-se o recurso da datilologia durante as aulas. Porém, o uso deste recurso pode impedir o avanço escolar dessas pessoas impedindo que a inclusão escolar ocorra.O estudo contém uma descrição metodológica detalhada em cada etapa que permitiu aos participantes da pesquisa a construção dos sinais sobre campo magnético, força magnética e polos magnéticos totalizando 5 sinais. Trata-se de uma pesquisa inédita no campo do ensino de Física no Brasil e na América Latina e que estará disponível na biblioteca da Universidade de São Paulo – USP na forma impressa e digital e na Biblioteca do IFPR – Capanema na forma impressa.

Fotos Arquivo pessoal.

Fonte professor Fábio Alves de Souza