Notícias

Novo Curso de Formação Inicial e Continuada Agente de Desenvolvimento Cooperativista

Publicado em

No dia 10 de março de 2017 a direção do Campus Capanema recebeu os documentos de aprovação do Curso de Formação Inicial e Continuada Agente de Desenvolvimento Cooperativista, coordenado pelos professores Jaci Poli, Leocádia Cândito da Silva e Kellerman Godarth, em parceria com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Paraná – Unicafes Paraná, o Instituto de Formação do Cooperativismo Solidário – INFOCOS, a Central de Cooperativas de Crédito com Interação Solidária – CRESOL Baser e a Associação de Estudos, Orientação e Assistência Rural – Assesoar. O curso terá 05 (cinco) turmas de 32 jovens, totalizando 160 (cento e sessenta) jovens.
As primeiras turmas, localizadas nos municípios de Dois Vizinhos, Três Barras do Paraná e Capanema, estão iniciando suas atividades neste mês de março e início do mês de abril. As outras duas turmas iniciarão suas atividades no mês de julho, e estarão localizadas em Guarapuava e em um outro município localizado em outra região, podendo ser no Oeste de Santa Catarina. Cada turma terá participação de jovens dos municípios das microrregiões onde estão localizadas as turmas. As três primeiras turmas terão como sede as Casas Familiares Rurais dos municípios de localização. A turma de Guarapuava terá sua sede na RURECO, que é uma ONG ligada à Agricultura Familiar. A sede da quinta turma será definida para um local que também tenha relação com as lutas da Agricultura Familiar.
O curso é composto por 14 etapas, com duas delas de um único dia e as demais com dois dias de atividades, totalizando 232 horas de formação.
Além dos conteúdos a serem debatidos, os jovens elaborarão, durante o trajeto formativo, um Projeto Profissional de Vida do Jovem – PPVJ que receberá acompanhamento técnico para o debate nas famílias através do serviço de Assistência Técnica Rural da CRESOL Baser e das CRESOL singulares dos municípios de origem dos jovens.
A expectativa do IFPR e das entidades parcerias é que o curso seja apenas um primeiro passo na construção de um processo de formação dos jovens da agricultura familiar, visando enfrentar o debate da sucessão familiar e da construção de um projeto político da Agricultura Familiar na região e no Brasil.