IFPR Campus Capanema recepciona e participa do Projeto Fronteiras Cooperativas
Publicado em
O Projeto Fronteiras Cooperativas tem o foco no desenvolvimento de competências de relacionamento junto a lideranças que atuam de forma integradas com iniciativas locais a fim de construir estratégias e planejamentos das cidades de maneira mais integrada, sinérgica e com uma visão de integração, seu objetivo principal é contribuir com a melhoria do ambiente transfronteiriços para as MPEs e o empreendedorismo, visando à geração e aproveitamento de oportunidades de cooperação, atuação complementar e conjunta, para o desenvolvimento econômico integrado nas cidades gêmeas.
De acordo com Maria Áuria Mullmann, Consultora do Sebrae e responsável pelo Projeto Fronteiras Cooperativas na região Sudoeste do Paraná, este projeto foi assumido e desenvolvido com tanto empenho e comprometimento pelas lideranças envolvidas, “que foi um projeto piloto e deveria ter se encerrado na metade deste ano. Mas, justamente por ser uma experiência extremamente exitosa, vai ser renovado para continuar no próximo ano, e ainda contemplar os municípios limítrofes de Santo Antonio do Sudoeste e San Antonio, e de Capanema e Andresito. Nestes dois casos. também serão formados grupos de lideranças locais para desenvolver o projeto”.
O IFPR Campus Capanema, através do Diretor Geral Prof. Marcos Fernando Schmitt, foi convidado a participar desta ação, indicando o Prof. Kellerman Godarth como representante da instituição, e também irá sediar as etapas de capacitação que ocorreram nos próximos meses. Já nos dias 22 e 23 de março próximos ocorrerão os primeiros encontros, com o tema Cultura de Liderança. Serão recepcionados no Campus 18 lideranças de Capanema, 10 lideranças de Planalto e mais 10 lideranças da cidade gêmea de Andresito, da Argentina.
“A expectativa para participar da Escola de Líderes, que é a primeira ação do projeto, é muito grande, pois os resultados alcançados nas cidades anteriores foi muito positivo” relata o Prof. Kellerman. “O IFPR tem como um de seus princípios a formação de cidadãos empreendedores com compromisso de transformação social, e sediar este projeto nos coloca mais perto de alcançar este objetivo”, diz o diretor Prof. Marcos.