Projeto Formando a Rede de Proteção realiza 4° Seminário Regional de Conselheiros Tutelares e Rede de Proteção
Publicado em
O 4° Seminário Regional de Conselheiros Tutelares e Rede de Proteção, realizado no dia 17-03 nas dependências do Parque de Exposições de Capanema, contou com a participação de 842 profissionais da rede de proteção a infância e adolescência advindos de 33 municípios da região Sudoeste do Estado do Paraná e 4 municípios das demais regiões.
O evento foi promovido pelo Projeto Formando a Rede de Proteção do IFPR Capanema, coordenado pela Professora Elize Bertella, em parceria com a ACETSP – Associação de Conselheiros e Ex-conselheiros Tutelares do Sudoeste do Paraná, com o Conselho Tutelar e as secretarias de Assistência Social e Educação de Capanema e com o apoio do projeto Sol Nascente de Karatê.
O evento contou com três palestras, a primeira com o tema: “como prevenir e enfrentar a dependência química na infância e adolescência”, foi proferida pelo Juiz de Direito de Capanema- PR. Dr. Marcio Geron, na sequência o Procurador Jurídico de Capanema Romanti Ezer Barbosa, abordou o tema “Direitos Trabalhistas”. No período da tarde a palestra: “Violência Sexual mitos e verdades: o papel da rede na prevenção e no enfrentamento” foi proferida pela Advogada Maria Leolina Couto Cunha, ela que também é Superintendente da Associação Cristã de Assistência Social – ACRIDAS e Conselheira do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Paraná – CEDCA. A ultima palestra também foi realizada no período da noite para atender aos professores das redes municipal e estadual dos municípios de Capanema e Planalto.
De acordo com os organizadores, o evento superou as expectativas e apresentou resultados positivos conforme as avaliações feitas. A secretária de Educação de Capanema Professora Zaida Parabocz, “os temas tratados nos levam a reflexão de nossa ação docente, e agora digo a todos vocês professores, não somos mais ignorantes no tema da violência sexual e com isso precisamos nos atentar cada dia mais, pois aprendemos como devemos agir”, vários profissionais relataram que as palestras além de informativas tiveram um grande foco reflexivo tanto no âmbito pessoal como no profissional, para a coordenadora do evento Professora Elize Bertella, “o evento atendeu de fato o objetivo do projeto Formando a Rede de Proteção, que é promover a formação dos profissionais que atuam na rede de proteção e instrumentalizá-los para a melhoria do atendimento e ampliação das politicas públicas”. Além dos profissionais participaram da palestra sobre dependência química, os alunos do curso de formação docente do Colégio Estadual Rocha Pombo de Capanema.