Professor do IFPR Campus Capanema participa do 6º Fórum Internacional ECOINOVAR na Universidade Federal de Santa Maria – Campus Capanema

Nos dias 21, 22 e 23 de agosto de 2017, o Professor Kellerman Godarth, Coordenador do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Cooperativismo do IFPR Campus Capanema, participou do 6º Fórum Internacional ECOINOVAR. O objetivo do ECOINOVAR consiste em promover o intercâmbio, a divulgação e o estímulo à produção de conhecimento, propostas e soluções que contribuam para o desenvolvimento de novas ideias, iniciativas e a construção de alianças para a inovação e a sustentabilidade. Neste ano, o evento ocorre em sua sexta edição.

O evento acadêmico e empresarial reúne, anualmente, estudantes de graduação e pós-graduação, empresários, pesquisadores, administradores, ONGs ambientalistas e profissionais de diferentes áreas. Nos últimos cinco anos, o ECOINOVAR contou com uma média de público de aproximadamente 400 pessoas. Em sua programação, são apresentados aproximadamente 300 trabalhos acadêmicos, envolvendo em torno de 600 autores, advindos de aproximadamente 50 instituições de ensino superior de diversos estados brasileiros e universidades estrangeiras. O evento conta, ainda, com a participação de renomados professores e palestrantes das mais conceituadas universidades do país e do exterior.

A cada ano o evento vem discutindo e praticando a inovação. Entre diversas atividades, Prof. Kellerman participou da Oficina “Workfarm” – Lições de Liderança e Sustentabilidade na Relação Homem – Cavalo (horsemanship), onde Lucas Madruga, profissional da doma de cavalos, explicou como a relação entre homem e cavalos podem ser aplicadas na gestão organizacional, de uma forma dinâmica e inovadora. Durante a oficina, Madruga lidou com uma égua xucra, e em torno de 1h30 demonstrou com o relacionamento e as técnicas adequadas e ao final montou o animal.

Outra importante atividade foi a Oficina “Educação para a Sustentabilidade: Seja a mudança que você quer ver! ” organizada pelo Núcleo de Pesquisas e Estudos em Sustentabilidade – NPeS/UFSM. Em um caminho montado com auxílio do exército, os participantes vivenciaram diversas situações onde a sustentabilidade era o foco, levando à reflexão de como o ser humano pode ser a mudança necessária para um mundo mais sustentável.

Na quarta-feira Prof. Kellerman participou do painel “O Cooperativismo e suas Tendências Nacionais e Internacionais”, com coordenação dos professores Dr. Jaime Peixoto Stecca e Dr. Vitor Kochhann Reisdorfer do Colégio Politécnico/UFSM, e os painelistas: Sr. Luiz Alberto Machado Lopes, Diretor Executivo da Sicredi Região Centro, e Sr. José Paulo Kraemer Salerno, Presidente da Cooperativa Tritícola Sepeense Ltda. – Cotrisel. Na ocasião estabeleceu-se importante contato visando convênio entre o IFPR e o Colégio Politécnico/UFSM para ações de ensino, pesquisa e extensão na área do Cooperativismo.

As palestras do evento contaram com o Presidente da ANPAD (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração), Prof. Dr. Tomas de Aquino Guimarães, que abordou o tema “Inovação na Justiça: desafios conceituais e metodológicos”, e com o Prof. Dr. Amir Rezaee, do Institut Supérieur de Gestion (ISG Business School-Paris) – França, uma das dez mais conceituadas escolas de negócios da França, com o tema “Os Últimos Avanços e Perspectivas do Financiamento da Sustentabilidade e do Empreendedorismo Social”.

Na sessão de apresentação de trabalhos sobre a temática “Gestão Ambiental”, Professor Kellerman apresentou o artigo “Avaliação do nível de cumprimento da lei 6.938/1981 relacionado ao licenciamento ambiental das empresas localizadas no município de Francisco Beltrão – PR”, trabalho em co-autoria Renato Grassi, orientando do professor, e com a Professora Sara Regina Sampaio de Pontes, também do IFPR Campus Capanema. A sessão possibilitou a discussão da temática com pesquisadores de vários estados do Brasil, como Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Pernambuco.

Para o professor, a participação no evento possibilitou “o contato com a comunidade científica, com as pesquisas que estão acontecendo nas melhores instituições do país, e também mostrar o que se produz de conhecimento no IFPR, colocando nossa instituição na vitrine para que todos saibam o que aqui se faz. ”