Alun@s dos cursos Técnicos em Agroecologia e Cooperativismo participaram de curso de produção de sementes crioulas de hortaliças – Campus Capanema

Nos dias 07 e 08 de maio, estudantes dos cursos Técnicos em Agroecologia e Cooperativismo puderam aprender sobre a produção de sementes crioulas de hortaliças. Esta foi a primeira de três etapas e tem o objetivo de despertar novos guardiões e guardiãs de sementes de hortaliças na região. O evento proporcionou conhecimentos sobre o resgate, melhoramento e produção de sementes que serão repassados aos familiares, vizinhos e amigos dos alunos, o que  consequentemente promoverá o aumento da produção de alimentos saudáveis.

O curso aconteceu em Francisco Beltrão e foi promovido pelo Núcleo Sudoeste da Rede Ecovida de Agroecologia, em parceria com a Associação de Estudos, Orientação e Assistência Rural (ASSESOAR), o Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA), o Núcleo de Estudos em Agroecologia da UTFPR campus de Pato Branco e o Núcleo Regional de Segurança Alimentar e Nutricional.

O aluno do Curso Técnico em Agroecologia, Alex Hugo Pilger, destaca que muito além de aprender técnicas de cultivo e preparos, fizeram um resgate histórico e cultural. Já para Camila da Vega Rossi, que é aluna do Curso Técnico em Cooperativismo e que participa de um projeto de sementes crioulas no Campus, o evento foi de suma importância para @s alun@s que buscam conhecimento dentro da área de agroecologia. Para ela, a junção dos saberes técnicos apresentados, demonstrando direitos jurídicos e experimentos acadêmicos, juntamente a experiência prática de agricultores que aprenderam e repassam através de suas vivências, resulta para os educandos um extremo aproveitamento e enriquecimento, não apenas tecnicamente como também humanamente. Ela faz um paralelo com um dos temas apresentados no curso: “em certo momento aprendemos a fazer uma calda revitalizadora para as plantas, da mesma maneira o evento fora como uma calda revitalizadora aos que lutam contra os sistemas convencionais de cultura e esta revitalização ocorreu da forma mais didática possível: mostrando que é sim possível fazer diferente”.

Sobre o Curso

O curso teve a exposição dos professores Taciane Finatto e Thiago Vargas da UTFPR Campus de Pato Branco, sobre a legislação para produção de sementes e o melhoramento de tomate crioulo. O Curso contou com a assessoria de Lourdes Bodagnese, agricultora e melhorista de sementes de hortaliças, de Marema- SC, militante do Movimento de Mulheres Camponesas – MMC, que há quase 20 anos resgata e multiplica sementes, além de acompanhar grupos de mulheres.

Fonte e Fotos:

Leocádia Candido da Silva