Semana de Integração de Cursos marca fim de semestre do IFPR-Capanema – Campus Capanema

Semana de Integração de Cursos marca fim de semestre do IFPR-Capanema

Palestras, oficinas, atividades culturais e gincanas foram alguns dos destaques da Semana de Integração de Cursos promovida pelo IFPR-Capanema, realizada entre os dias 3 e 6 de julho. O evento reuniu professores, alunos, pais e técnicos para celebrar o encerramento das atividades letivas do primeiro semestre de 2018. Aproximadamente 180 estudantes participaram das ações, auxiliando também na organização.

Curso de Informática inicia as atividades

A abertura das comemorações aconteceu na terça-feira, com a 1ª Semana de Informática (Seminfo) do campus. Na parte da manhã, os discentes assistiram a palestras sobre temas da área – como internet, montagem de computadores e desenvolvimento de softwares – e também sobre debates de cunho social, como a questão das drogas na adolescência.

No período da tarde, o campus recebeu o professor José Luiz Vilas Boas, do IFPR-Ivaiporã, para ministrar uma oficina a respeito do desenvolvimento de jogos eletrônicos que lotou o laboratório de informática da instituição. Já à noite, os estudantes organizaram uma Virada de Jogos, com campeonatos e partidas de jogos de computador e videogames, como League of Legends, Mortal Kombat, Just Dance e Metal Gear.

“Procuramos articular atividades pedagógicas e de conscientização social com momentos de confraternização como forma de fortalecer as relações dos estudantes entre si e com a instituição. O resultado foi bastante positivo, uma vez que os alunos tomaram a frente de várias iniciativas e se organizaram para o sucesso do projeto”, explica a coordenadora do curso de Informática, professora Lidiane Alves Pastorini.

Teatros animam a tarde de quarta-feira

As atividades da Semana de Integração de Cursos tiveram sequência com apresentações teatrais e musicais organizadas pelos alunos sob a orientação da professora de Português e Inglês, Myrna Maciel. “O teatro e a música são ferramentas que ajudam os alunos a refletir sobre os conteúdos trabalhados em sala de aula, além de promover a interdisciplinaridade e fomentar o debate”, afirma a docente.

As peças teatrais foram apresentadas pelas turmas do curso técnico de Cooperativismo e trataram de adaptações de grandes obras da literatura brasileira. Os estudantes do 2º Ano abordaram o clássico da literatura romântica “O Guarani” de José de Alencar, enquanto os membros do 3º Ano trabalharam com “Canãa”, de Graça Aranha, considerado um marco do período Pré-Modernista. O 4º ano encerrou as apresentações com “A Hora da Estrela”, um dos mais importantes livros de Clarice Lispector.

Após os trabalhos com teatro, os estudantes dos cursos de Cooperativismo e Informática realizaram também apresentações musicais de suas escolhas, com grande destaque para temas políticos, como o feminismo. Além das apresentações, os estudantes tiveram de realizar atividades de pesquisa sobre os artistas escolhidos e defender a importância das canções selecionadas. Em paralelo, ocorreu a realização de exposições de trabalhos artísticos e de uma mostra de brinquedos produzidos com materiais recicláveis.

Cooperativismo encerra Semana de Integração

Na quinta-feira, o campus recebeu os alunos do curso técnico de Cooperativismo para continuidade das ações de integração. No período da manhã, os estudantes participaram de palestras e oficinas a respeito de sua área de formação, ministradas por professores do próprio IFPR-Capanema. As atividades foram intercaladas por momentos de atividades esportivas e de lazer, como caça ao tesouro e gincanas.

A ideia das atividades lúdicas foi reforçar os princípios do Cooperativismo, como explica a coordenadora do curso, professora Sara Pontes. “Todos os momentos de descontração exigiam a realização de trabalhos em equipe e formação de grupos entre os membros das diferentes turmas. É um processo importante para que eles possam desenvolver habilidades como diálogo e empatia”. Os alunos do curso de Agroecologia também estiveram no campus, tomando parte de algumas das ações.

No período noturno, o representante da Associação de Estudos, Orientação e Assistência Rural (Assessoar), Ricardo Callegari, ministrou a palestra “Questão Agrária e Juventude”, na qual abordou temas como agricultura familiar, concentração fundiária no Brasil, modelos agrícolas e os objetivos dos estudos e missão social da juventude com relação às questão da terra. Posteriormente, os estudantes realizaram um luau, seguido de um animado baile. A Semana de Integração de Cursos marcou o início do recesso de inverno do Campus Capanema, que se estende pelas próximas duas semanas.