Inscrição Prorrogada para curso preparatório para processos seletivos – Campus Capanema

Inscrição Prorrogada para curso preparatório para processos seletivos

Estão prorrogadas até o dia 23 de agosto as inscrições para o curso “Trabalho, Ensino e Cultura: Aprofundamentos”, cujo objetivo é preparar estudantes para participar de processos seletivos e concursos vestibulares. As atividades terão início no próximo dia 28 e estão divididas nas seguintes áreas de conhecimento: Cultura e Memória, Escrita e Redação, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Matemática, e Trabalho no Mundo Contemporâneo. Os interessados devem consultar o edital disponível no site Aqui

Ao todo, serão ofertadas 120 vagas. Sessenta delas são reservadas a estudantes da rede pública de ensino, contemplando também grupos que se enquadram nas categorias de cotas de inclusão – negros, pardos, indígenas e pessoas com deficiência. A outra metade está aberta a livre concorrência, visando atender estudantes do ensino privado ou pessoas que já concluíram o ensino médio. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no IFPR-Capanema, de segunda a sexta-feira, nos seguintes horários: das 9h às 12h e das 14h às 17h. O campus está situado na Rua Cariris, nº 750 – Bairro Santa Bárbara – Capanema/PR.

Caso o total de inscritos ultrapasse o número de vagas, será realizado um sorteio público no dia 24 de agosto, havendo possibilidade de recurso. A lista final de candidatos selecionados será divulgada na noite do dia 25, com início das matrículas agendado para a manhã seguinte. “Trata-se de uma iniciativa importante para atender a uma demanda antiga da comunidade. As atividades serão preparadas e ministradas por professores do IFPR graduados nas respectivas áreas de conhecimento”, explica o diretor-geral do campus Capanema, professor Marcos Schmitt.

De acordo com o coordenador do curso “Trabalho, Ensino e Cultura: Aprofundamentos”, professor Luciano da Silva, a iniciativa tem um público-alvo diverso. “O curso se destina tanto aos estudantes que desejam se preparar para ingressar em uma instituição pública de ensino, quanto a todos aqueles que estão interessados em compreender melhor o mundo do trabalho. Além dos conteúdos apresentados, também discutiremos a importância da continuidade dos estudos e o peso das escolhas que poderão afetar o futuro profissional dos participantes”.

O curso terá um total de 160 horas, divididas entre aulas, debates e oficinas. Além dos conteúdos pertinentes às provas de vestibulares e processos seletivos, também serão debatidas questões sobre atualidades. Os encontros serão realizados todas as terças e quartas-feiras, das 19h às 22h30m, na Casa da Cultura, localizada na Avenida Independência, 585, centro de Capanema.

Texto: Celso Fernando Claro de Oliveira