Abertas as inscrições para o IV Seminário de Iniciação Científica de Capanema – Campus Capanema

Abertas as inscrições para o IV Seminário de Iniciação Científica de Capanema

Os estudantes do Instituto Federal do Paraná – Campus Capanema que participam de projetos de pesquisa e extensão podem cadastrar seus trabalhos para participar do IV Seminário de Iniciação Científica de Capanema (SICCAP) até o dia 5 de setembro. O evento tem por objetivo divulgar os resultados das ações desenvolvidas no campus à comunidade local, valorizando e fortalecendo as trocas de conhecimentos. Os interessados devem consultar o edital disponível no site: AQUI .

Os alunos podem se inscrever em duas categorias de exposição: pôster ou apresentação oral e pôster. A primeira opção é destinada aos trabalhos ainda em fase inicial e serve para que os alunos divulguem, de forma introdutória, projetos que serão desenvolvidos ao longo dos próximos meses. Já a segunda modalidade é reservada às iniciativas concluídas recentemente ou em processo de encerramento e permitirá aos discentes demonstrar os resultados alcançados por suas pesquisas.

Uma comissão científica, formada por professores do campus e convidados, irá avaliar os trabalhos, que poderão ser inscritos em quatro áreas: pesquisas multidisciplinares, ciências exatas e da terra, ciências humanas e aplicadas, ou projetos voltados a participar da Feira de Inovação Tecnológica do IFPR (IFTECH). Os trabalhos mais bem avaliados poderão ser selecionados para representar o IFPR-Capanema no Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação do IFPR (SE2PIN), realizado em outubro.

“As ações de iniciação científica são importantes para o amadurecimento intelectual dos alunos, pois proporcionam a eles uma ideia de como funciona a produção científica. Desse modo, o SICCAP é um momento muito especial, pois eles poderão dialogar com a comunidade sobre os trabalhos que realizaram”, explica a professora Sara Pontes, uma das coordenadoras do evento. O SICCAP ocorrerá nas dependências do campus Capanema entre os dias 13 e 14 de setembro, contando ainda com palestras e debates. O evento é aberto ao público e a entrada é gratuita.

Por: Celso Fernando Claro de Oliveira