IFPR-Capanema celebra a formatura de sua primeira turma – Campus Capanema

IFPR-Capanema celebra a formatura de sua primeira turma

O Instituto Federal do Paraná de Capanema estava em festa no último dia 22 de fevereiro: nessa data, foi realizada a cerimônia de colação de grau do Curso Técnico em Cooperativismo – Turma 2015-2018. Trata-se do primeiro grupo de jovens formados pela instituição, composto por dezoito novos técnicos que agora poderão contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento regional. O evento ocorreu no Centro de Eventos Martinho Lutero e foi prestigiado por servidores, familiares, estudantes, autoridades políticas e membros da comunidade local.

A cerimônia teve início às 20 horas e foi presidida pelo professor Cléber Serafin, atual chefe de gabinete da Reitoria e representante do reitor Odacir Zanatta. “Esses jovens estão fazendo história no município de Capanema e também fazem parte da minha história. Fui um dos primeiros servidores do campus e ministrei aula de química para essa classe. O que sinto hoje é uma grande alegria por vê-los receber o diploma do ensino técnico”, relembrou o professor.
Os jovens técnicos escolheram o nome do falecido escritor Valdelírio Michel como nome de turma, em reconhecimento às suas contribuições para a cultura local. As homenagens também foram estendidas aos professores Jaci Poli e Poliana Sella – eleitos, respectivamente, como paraninfo e patronesse da turma. Em seu discurso, o professor Jaci destacou: “A construção de uma sociedade mais justa é um princípio fundamental do Cooperativismo. Os técnicos hoje formados têm plena capacidade de contribuir para esse objetivo, seja no mercado de trabalho, na universidade, nas associações locais ou em qualquer outro campo”.
O evento foi marcado por fortes emoções, em especial, durante a outorga do grau aos novos técnicos e também na homenagem aos pais, quando os recém-formados foram ao encontro de seus familiares no auditório para entregar uma lembrança em reconhecimento por seus esforços. Outro momento emocionante foi o discurso da oradora da turma, Ani Tais Witt, que relembrou os trabalhos, os desafios e as situações de divertimento vivenciadas pela turma ao longo dos quatro anos de curso. A técnica Jessica Aparecida de Col, por sua vez, recebeu o diploma de aluna-destaque da turma, conferido pelo diretor-geral do campus, professor Marcos Schmitt.
Após o encerramento da cerimônia, os estudantes comemoraram a conquista jogando os capelos para o ar e depois seguiram para celebrações ao lado de seus familiares e amigos. A coordenadora do curso de Cooperativismo, professora Sara Sampaio, mostrou-se bastante feliz com o evento. “A formatura é um momento único na vida das pessoas, por isso, nos esforçamos muito para que esse dia fosse especial. Ver a alegria desses jovens é algo que não tem preço e nós, do IFPR-Capanema, continuaremos trabalhando para formar jovens profissionais que possam atuar na construção de mundo melhor”.
Texto: Celso Fernando Claro de Oliveira.
Fotos: Assessoria.