Alunos do IFPR-Capanema participam de Assembleias de Cooperativa – Campus Capanema

Alunos do IFPR-Capanema participam de Assembleias de Cooperativa

Alunos do Curso de Cooperativismo do Instituto Federal do Paraná – Campus de Capanema estiveram presentes em Assembleias promovidas pela Cooperativa de Crédito, Poupança e Investimento Fronteiras do Paraná, Santa Catarina e São Paulo – SICREDI Fronteiras PR/SC/SP. Os eventos ocorreram nos dias 14 e 18 de março, nos municípios de Capanema e Planalto. Ao total, aproximadamente 70 alunos dos segundo e terceiro anos do curso tomaram parte na atividade.

“A Assembleia de uma Cooperativa é um dos momentos mais importantes para os associados, pois eles terão contato com documentos importantes, como o Relatório de Gestão e a Prestação de Contas do Exercício anterior”, explica o professor Gilberto Laske, um dos responsáveis por acompanhar as turmas. Além disso, os estudantes puderam acompanhar a definição da destinação das sobras apuradas, bem como o planejamento de algumas das ações a serem desenvolvidas para os próximos anos.

A professora Leocadia Candido da Silva, que também tomou parte no evento, destacou que as assembleias são uma importante ferramenta na gestão democrática das cooperativas e defendeu que a visita técnica foi importante para que os alunos possam ver a aplicação dos conteúdos trabalhos no IFPR. “          Durante o curso os alunos recebem orientações de como organizar uma assembleia e sobre as decisões que nela são tomadas, entretanto a vivência prática desse momento possibilita aos alunos uma percepção mais didática do andamento desse importante momento”, afirma.

De acordo com os professores responsáveis, os resultados da experiência foram bastante positivos, pois foi a primeira vez que alguns dos alunos puderam participar do cotidiano de uma cooperativa. O jovem Diego Vinicius Ruckhaber destacou: “eu não imaginava que havia uma participação tão grande dos associados. Gostei muito de ver na prática como ocorre uma assembleia e como os pontos que são discutidos e votados”.

Para a aluna Laise Lurdes Klein de Arruda, a assembleia possibilitou vivenciar na prática os ensinamentos obtidos em sala de aula. “Por mais que tenhamos aprendido sobre a estrutura de uma assembleia, presenciar ela na prática ajuda a entender melhor como as decisões são tomadas”. Além dos estudantes acompanhados pelos professores, discentes do IFPR-Capanema que atuam como estagiários do Sicredi também participaram da assembleia como parte de suas atividades.

Texto: Gilberto Laske e Celso Fernando Claro de Oliveira.

Fotos: Arquivo IFPR.