Campus Capanema realiza a II Virada Cultural – Campus Capanema

Campus Capanema realiza a II Virada Cultural

Estudantes, convidados e professores no encerramento do evento

Oficinas, apresentações artísticas, debates, jogos e a passagem de uma noite no campus: essas foram as atividades que marcaram a II Virada Cultural do Capanema. Promovida entre os dias 19 e 20 de setembro, a ação contou com a participação de mais de 130 estudantes, servidores e moradores da fronteira do sudoeste paranaense. O objetivo do evento foi promover a integração entre os estudantes dos diferentes cursos e abordar questões referentes à adolescência, estudos e mercado de trabalho.

“A Virada Cultural é um momento no qual procuramos entrar em contato com o aluno por meio de ações que vão além da sala de aula. Trata-se de um evento estruturado a partir de demandas dos próprios discentes e que conta com diversos espaços nos quais eles podem se expressar”, explica a professora Daniela Silvestrin, coordenadora do curso técnico em Informática e do Núcleo de Arte e Cultura (NAC). Nesse sentido, os estudantes participaram não apenas como ouvintes, mas foram agentes importantes na elaboração da programação.

As atividades tiveram início na tarde de quinta-feira (19/09), com o credenciamento dos participantes e a apresentação teatral “O Errante”, promovida pelo NAC. Em seguida, foi realizada a palestra “Vida de Ifiano”, a qual abordou as alegrias, dificuldades e sonhos na trajetória dos estudantes do IFPR. “Muitas de nossas ações utilizam o humor como ferramenta para se aproximar dos estudantes, uma vez que a Virada é também um momento no qual eles podem relaxar e recuperar as energias para concluir o ano”, afirma a coordenadora do curso técnico em Cooperativismo, professora Sara Pontes.

Na sequência, foram realizadas oficinas promovidas por estudantes, professores e membros da comunidade externa. Os temas trabalhados foram diversos e abordavam questões como mercado de trabalho, vida acadêmica, movimentos sociais, artes e internet. Já as atividades do período noturno foram marcadas por dinâmicas coletivas e apresentações culturais, além de um jantar com galinhada, preparado pelos pais e colaboradores. próprios alunos e professores.

A Virada Cultural seguiu madrugada adentro, sendo marcada por duas palestras. A primeira, ministrada pela enfermeira Sheila Soares, tratou sobre a saúde na adolescência. A segunda, por sua vez, abordou o tema da atividade física e foi conduzida pelo educador físico Junior Alberto Viacelli. Além disso, houve uma oficina de empatia, circuitos de jogos, sessões de cinema e também por um animado bailinho. Quando o sol começava a nascer, anunciando a sexta-feira, foi realizada um café da manhã que serviu como roda de conversa entre os participantes do evento.

As atividades culturais seguiram por toda a manhã e contou com a participação de convidados ilustres. Em comemoração ao Dia do Gaúcho, o Ballet Pisando Fuerte, de Puerto Iguazú (Argentina) apresentou uma série de danças típicas que destacavam a importância da memória, da arte e do respeito à natureza na recuperação da História local.

O Campus Barracão também marcou presença com o projeto de Gestão de Resíduos Sólidos coordenado pela professora Andrea Rezende; Jogos Gigantes coordenado pela professora Cícera Souza; e  Saraula, coordenado pelo professor Matheus Romanini – este último apresentou clássicos do rock nacional.

O evento foi encerrado na manhã de sexta-feira com uma fala de agradecimento dos coordenadores e a despedida dos estudantes. Para a aluna Nataly Knapp, do terceiro ano do curso de Informática, a Virada Cultural foi bastante proveitosa. “Foi uma ótima oportunidade para nos aproximarmos dos colegas e dos professores, bem como, aprender coisas novas. Mal posso esperar pelo evento do ano que vem”, concluiu.

Texto e fotografias: Celso Fernando Claro de Oliveira