Campus Capanema promove o II Café Filosófico – Campus Capanema

Campus Capanema promove o II Café Filosófico

No dia 27 de setembro, a Biblioteca do Campus Capanema novamente se tornou o palco de um encontro para debates, reflexão e muitas perguntas. O espaço recebeu o II Café Filosófico, realizado pelo grupo de estudos “Aeronautas do Espírito”. Com o tema “Afinal, o que é filosofia?”, a atividade propôs levar discussões sobre clássicos da Filosofia aos estudantes da rede pública e à comunidade local.

O projeto é resultado de uma parceria entre o Instituto Federal do Paraná de Capanema e o Colégio Estadual Mario de Andrade, de Francisco Beltrão. “Levar a filosofia para além da sala de aula é um desafio constante do grupo, que neste evento buscou refletir sobre a filosofia enquanto atividade criativa e criadora de conceitos”, defendeu o professor Douglas Meneghatti, coordenador do grupo.

O evento foi dividido em três etapas. Num primeiro momento, o professor Douglas Meneghatti recepcionou os convidados e introduziu a temática das discussões. Na segunda parte do encontro, as estudantes Ana Beatriz Schildt Hoff e Audrey Natielli Bottega proferiram uma fala sobre a obra “O que é filosofia” de Gilles Deleuze e Felix Guattari. Na sequência o Professor Paulo Roberto Schneider conduziu um debate voltando-se para os filósofos Spinoza e Deleuze.

As falas suscitaram diversas perguntas e discussões sobre a utilidade da filosofia no cotidiano e sua importância na atualidade. Após os debates, todos os presentes foram convidados a participar de um momento de confraternização, no qual puderam interagir com os membros do grupo “Aeronautas do Espírito”. Alunos, servidores, pais e moradores de Capanema e região participaram do evento.

Conforme explica o professor Paulo Roberto Schneider: “A filosofia visa criar linhas de fuga àquelas forças opositoras a vida. Sendo assim, cada vez mais a filosofia se apresenta como uma ferramenta imprescindível para a autonomia e potência criativa dos indivíduos”.

Ao final do evento, o grupo agradeceu a participação dos presentes, bem como dos servidores que se empenharam na realização do evento. “Fico muito contente que o II Café Filosófico tenha recebido uma aceitação tão calorosa. A filosofia é uma área marcada pelo debate e pela troca de conhecimentos. Poder tornar o IFPR palco dessas discussões é muito gratificante”, afirmou o professor Douglas Meneghatti em sua fala.

Texto: Celso Fernando Claro de Oliveira

Fotografias: Grupo de Estudos “Aeronautas do Espírito”