Alunos de Capanema disputam vaga na Final da 12ª Olímpiada Nacional de História do Brasil (ONHB) da UNICAMP – Campus Capanema

A equipe “Clarice Lispector” do Instituto Federal do Paraná de campus Capanema, composta pelos estudantes Érica Taiara Dos Santos, Matheus Roberto Dapper, Rhayssa Isabele Lucietto, disputam a semifinal da 12ª Olímpiada Nacional de História do Brasil. Também participaram com êxito da competição as equipes “Tereshkova”, com os discentes Taynara Gabrieli dos Santos, Ivy Eduarda Leviski, Luis Enrique Ledur Neuhaus, e “As Marias da História” formadas pelas alunas Gemima de Oliveira, Julia Paola Guimarães, Amanda Cristina Ferraça.

12ª edição da Olimpíada, realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), iniciou em setembro com 69,8 mil inscritos de todos os estados do país. Nesta sexta-feira (16/10) teve início a 5ª fase da competição com a participação de apenas 2.219 mil equipes de todos os estados brasileiros e apenas 25 do estado do Paraná. A Olimpíada é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Campinas, desenvolvido pelo Departamento de História e tem como objetivo estudar a história do Brasil de maneira inovadora, abordando temas fundamentais a partir de documentos históricos, imagens, mapas, textos acadêmicos, pesquisas inéditas e debates historiográficos.

Esse é o primeiro ano que os alunos do Instituto Federal do Paraná – Campus de Capanema participam da ONHB. Cerca de 21 alunos dos Cursos Técnicos em Informática e Cooperativismo inscreveram-se na competição no mês de março, totalizando 7 equipes. Devido a pandemia do coronavírus, algumas equipes do campus optaram por deixar de participar, nove discentes aceitaram o desafio de manter o ritmo de estudo sistemático e comprometido que é exigido pela UNICAMP e têm obtido um desempenho muito satisfatório.

A professora Juliana Valentini, orientadora dos participantes, destaca que “As equipes já estão nas semifinais da Olimpíada e os alunos, mesmo com todos os desafios do estudo não presencial, estão superando os desafios do trabalho com documentos históricos a partir de uma perspectiva crítica e problematizadora”. As questões colocadas para o estudo trazem temas, problemas e abordagens da História de modo amplo, que possibilitam o debate dessa área do conhecimento para além do conteudismo e ‘decoreba’ que é erroneamente associado à disciplina de História. Na competição os alunos ampliam a habilidade de leitura e interpretação de textos, além de alargar a compreensão de mundo, fomentar a investigação e a pesquisa que possibilitam o conhecimento crítico sobre a realidade”, destaca a docente.

Neste ano, a novidade é que duas vagas para ingresso nesta universidade serão destinadas a medalhistas da olímpiada. Além disso, os alunos das escolas medalhistas ou com bom desempenho na olimpíada terão isenção no vestibular da Unicamp.

Mais informações podem ser obtidas em: www.olimpiadadehistoria.com.br

Fonte e Fotos: Professora Juliana Valentini

Equipe finalista
Relato de experiência da Equipe Tereshkova