CAMPUS CAPANEMA FORMA SUA EQUIPE DE BRIGADISTAS – Campus Capanema

CAMPUS CAPANEMA FORMA SUA EQUIPE DE BRIGADISTAS

Preservar a vida, zelar pelas pessoas e pelo bem público é um compromisso do IFPR Campus Capanema. Ter pessoas preparadas para agir de modo ágil e seguro em casos de sinistros é fundamental para honrar esse compromisso. Por isso o Campus formou sua equipe de brigadistas voluntários.

Segundo a diretora Administrativa, Cheila Santos, “a contratação de uma empresa para realizar o treinamento de Brigadistas era um desejo e uma necessidade antiga do Campus Capanema, além do cumprimento de normativas, ter uma formação teórica e prática nessa magnitude é de suma importância para garantir a segurança e integridade física de toda a comunidade escolar”.

O curso, que aconteceu no mês de novembro, formou dez servidores que agora compõem a brigada de incêndio do campus que já contava com uma servidora técnica em segurança do trabalho, uma técnica em enfermagem e um servidor ex bombeiro. Agora a equipe está ainda mais forte e bastante preparada para atender possíveis demandas. Nesse sentido a Diretora Geral do Campus, Leocádia Candido, destaca a ”importância de termos pessoal treinado para situações de emergência. Como instituição de ensino zelamos pela vida e pela segurança no ambiente escolar. Os brigadistas poderão atuar também de forma preventiva contribuindo na identificação de situações de riscos, bem como na orientação de toda a comunidade escolar”. Uma das atribuições do grupo é manter os equipamentos de segurança do Campus em perfeito funcionamento para ter melhor desempenho e resultados caso seja necessário utilzar.

Para o professor Gilberto Laske , que agora é brigadista voluntário, “nós precisamos estar preparados para qualquer tipo de situação de emergência, seja em focos de incêndio, prestando primeiros socorros a vítimas de acidentes ou em casos de maus súbitos ocorridos entre alunos e servidores. Esse treinamento nos deu uma base sólida para atuarmos nessas situações. Me dispus a participar como voluntário da brigada de incêndio pois entendo que nossa segurança e de nossos alunos é essencial e para demonstrar que o IFPR sempre busca alternativas para garantir o bem estar e a segurança de seus servidores e alunos”.
A servidora Danieli Bressan entende que “participar do curso de brigadista foi uma experiência muito boa, pois recebemos instruções de como agir em situações de emergência dentro da instituição” e isso nos dá maior segurança e tranquilidade para atender nossa comunidade escolar por estarmos mais aptos. Essa oportunidade reflete a preocupação da instituição em cada vez mais capacitar os servidores em diferentes áreas para oferecer o melhor serviço possível para a comunidade.

Cheila , afirma que “ter Brigadistas atuando em nosso Campus nos traz maior segurança, especialmente em relação a ações de prevenção de incêndio e situações de pânico, além de agora termos mais servidores com conhecimentos de atividades de primeiros socorros. É uma grata satisfação poder proporcionar à comunidade escolar segurança e tranquilidade ao utilizarem a estrutura do IFPR Campus Capanema”.

Grupo de brigadistas 2020
Simulação de lateralização da vítima
Simulação de primeira Abordagem da Vítima

fonte: CODICAP