Projeto Icatu – monitoramento participativo de rios realiza oficina de capacitação para os estudantes colaboradores – Campus Capanema

No dia 30 de novembro parte dos estudantes colaboradores do projeto Icatu puderam participar de uma oficina sobre o “Uso de macroinvertebrados aquáticos como bioindicadores”. A oficina, minsitrada pela Doutora Gilza Maria Souza Franco, docente da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS e uma das coordenadoras do projeto, abordou desde conceitos teóricos relacionados à caracterização e monitoramento de rios até taxonomia de macroinvertebrados aquáticos.

Além de obter o conhecimento teórico, os estudantes que atuarão no monitoramento da qualidade da água na região, puderam aprender na prática sobre a identificação dos organismos que serão utilizados como bioindicadores no projeto.

A oficina será ainda replicada a outros estudantes, bem como serão realizadas capacitações relacionadas aos métodos de monitoramento físico-químicos que serão utilizados no projeto. As docentes do IFPR Sara Sampaio de Pontes e Eliane May, que coordenam também o projeto, apontaram que observar a animação dos estudantes em atuar na pesquisa cidadã e colaborar para o monitoramento e gestão ambiental dos recursos hídricos da região é desafiadora e que esperam que o projeto obtenha bons resultados importantes para toda a sociedade.